Bolsa de Investigação para Mestre | CAMELOT

O Instituto Superior Técnico abre concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto CAMELOT - autonomiC plAtform for MachinE Learning using anOnymized daTa >, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI -Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto até 28 de fevereiro de 2022.

Requisitos de admissão: - O candidato deve ser titular do grau de mestre ou mestrado integrado em Engenharia e Informática ou Engenharia Electrotécnica e de Computadores, ou equivalente;

- O candidato deve estar inscrito num doutoramento ou num curso que não confere grau académico;

- Atuação nas seguintes áreas:

- Otimização de plataformas distribuídas na nuvem;

- Previsão de custo/desempenho de plataformas distribuídas usando técnicas de regressão “caixa preta” (por exemplo, com base em árvores de decisão e processos gaussianos);

- Perícia em desenvolvimento de sistema para monitorar o desempenho em tempo real de aplicações distribuídas (preferencialmente plataformas de aprendizado de máquina);

- Perícia no desenvolvimento de modelos baseados em redes neuronais distribuídas utilizando TensorFlow;

- Proficiência em C++, JAVA, Python 3;

- Conhecimento da língua inglesa (escrita e falada).

Plano de trabalhosAs bolsas de pesquisa visam desenvolver técnicas para reduzir custos operacionais de plataformas de computação em nuvem usadas para apoiar a execução de aplicativos baseados em ML. O processo de otimização visa impor Acordos de Nível de Serviço que limitem: (i) o tempo/custo de treinamento e consulta de modelos de aprendizado de máquina; ou, (ii) a precisão mínima que esses modelos alcançam.

A primeira das duas bolsas será focada na pesquisa de técnicas que minimizem o custo de formação de modelos de aprendizado de máquina.

A segunda bolsa se concentrará no desenvolvimento de técnicas que reduzem o custo/maximizam a eficiência no pipeline de inferência de modelos de aprendizado de máquina.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Grupo de Sistemas Distribuídos do INESC-ID.

Duração da bolsaAs bolsas de investigação terão a duração de 4 meses. Prevê-se que comece em março de 2022, podendo eventualmente ser renovado até ao máximo de 9 meses.

 

14/02/2022 , Por COMPETE 2020