Bolsa de Investigação para Mestre | Engenharia dos Materiais/Polímeros
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação – Mestre no âmbito do projeto, Science DiabetICC Footwear: Desenvolvimento de calçado terapêutico inovador para pé diabético, cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020.
Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 3 a 19 de Junho 2020.
Requisitos de admissão: Mestrado ou Mestrado Integrado em Engenharia de Polímeros, Engenharia de Materiais, Engenharia Física, Física, ou áreas afins, com conhecimentos em processamento e caracterização de materiais poliméricos. À data da respetiva contratação, deverão os candidatos comprovar a inscrição em um dos seguintes cursos: • Doutoramento (na área ou área afim à solicitada em edital); • Mestrado/Mestrado Integrado (na área ou área afim à solicitada em edital); • Mestres inscritos em cursos não conferente de grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição do ensino superior, na área ou área afim à solicitada em edital (por ex.: pós-graduações, estudos avançados, formação especializada).
Plano de trabalhos: O projeto Science DiabetICC Footwear propõe o desenvolvimento de uma nova tipologia de calçado orientado para os segmentos de calçado terapêutico, alvejando a condição clínica do Pé Diabético. A solução proposta será composta por componentes do calçado e uma palmilha amovível, agregando os seguintes fatores distintivos: novos materiais ao nível da palmilha e da sola que permitam (i) maior absorção de impactos; (ii) capacidade de adaptação da forma e (iii) uma maior recuperação após carregamento e menor abrasão; e (iv) capacidade de reduzir o risco de aparecimento de infeções associadas às úlceras. Ao nível das palmilhas serão investigados revestimentos antimicrobianos, tendo como objetivo prevenir a ocorrência de infeções resultantes do PD. Serão desenvolvidas soluções para o calçadão de monitorização (pressão, temperatura e humidade) e de deteção de zonas de pressão plantar e de outras áreas críticas do pé. Principais objetivos: 1. Definição de requisitos técnicos para a conceção do calçado e dos parâmetros do processo produtivo 2. Seleção, caracterização de materiais (adaptação da forma e de desempenho superior) e processos de fabrico e testes 3. Estudo e otimização do processo de injeção de palmilha e de solas 4. Desenvolvimento e avaliação de Protótipos semifuncionais e finais.
Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia de Polímeros e Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho.
Duração da bolsa:A bolsa terá a duração de 6 meses, eventualmente renováveis anualmente até ao fim do projeto (Agosto de 2022). A bolsa terá início previsto em julho de 2020.