Bolsa de Investigação para Estudante de Doutoramento | Bioquímica
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto “Adolecent Drugs Abuse: OXTvsEE - Individual differences underlying addiction vulnerability: interaction between adolescent environment enrichment exposure and endogenous oxytocin system” financiado pelo FEDER através do COMPETE 2020.
Período da candidatura: 11 de dezembro de 2019 a 26 de dezembro de 2019.
Requisitos de Admissão: Estudante de doutoramento com licenciatura e mestrado em Biologia, Bioquímica ou área científica afim, com média igual ou superior a 15 valores. Autonomia no trabalho de bancada e experiência prévia em técnicas de biologia molecular (técnicas de RT-PCR e Western blotting; imunoístoquimica e/ou imunofluorescência e microscopia) e experiência prévia em testes e análise de comportamento animal será valorizada. Serão considerados atributos essenciais a certificação em experimentação animal (FELASA B) e o domínio da língua inglesa, falada e escrita, bem como boas relações interpessoais no contexto de uma equipa de investigação multidisciplinar.
Plano de trabalhos: Este projeto baseia-se na ideia de que a manipulação do ambiente sócio/ambiental pode modificar a função do sistema oxitocinérgico no cérebro adolescente, aumentando a recompensa social e diminuindo o valor de incentivo de drogas psico-estimulantes, de forma que os adolescentes se tornem menos vulneráveis ao abuso de drogas. Propõe-se: I) Identificar um período crítico para o desenvolvimento da cognição social e correlacionar o perfil social com a densidade dos recetores de oxitocina (OXTr); II) Avaliar os efeitos da modulação oxitocina (OXT) na regulação da cognição social; III) Compreender o papel do OXT na neuro inflamação, avaliando alterações microgliais; IV) Avaliar o potencial do enriquecimento ambiental como ferramentas neuro protetoras para reduzir a vulnerabilidade ao vício pela modulação OXT do sistema imunológico do cérebro.
Local de Trabalho: Grupo Addiction Biology do IBMC/ Instituto de Investigação e Inovação em Saúde –i3S.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, não renováveis, com início previsto a 1 de janeiro de 2020.