Bolsa de Investigação para Mestre | PORLANTSURF
A Faculdade de Ciências do Departamento de Química, da Universidade da Beira Interior abre concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto PORLANTSURF: Filmes superhidrofóbicos inspirados na superfície de folhas e pétalas de plantas do Norte de Portugal, co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE 2020.
Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 12 de outubro de 2020 até às 24:00 do dia 30 de outubro de 2020.
Requisitos de admissão:
- Ser titular do grau de mestre em Ciência e Engenharia de Materiais, Química, Bioquímica ou áreas afins.
- Ser estudante inscrito num ciclo de estudos conducente ao grau de doutor ou inscrito num curso não conferente de grau académico;
- Fluência oral e escrita na língua inglesa e portuguesa.
Requisitos preferenciais:
- Experiência comprovada em investigação científica relevante para o projeto.
- Competência científica (síntese de materiais híbridos orgânicos/inorgânicos pelo processo sol-gel e/ou de biopolímeros, conhecimento de técnicas de caracterização de materiais, pesquisa bibliográfica e escrita científica).
- Bom relacionamento interpessoal, capacidade de comunicação, espírito de equipa, atuação pró-ativa e disponibilidade imediata (a mencionar na carta de motivação).
Plano de trabalhos: O presente trabalho tem como objetivo numa primeira fase o estudo da estrutura hierárquica e da molhabilidade das faces de folhas e pétalas das plantas selecionadas, seguida da triagem das amostras com efeito(s) superhidrofóbico(s) mais importante(s). Numa seguinte fase realizar-se-á a síntese de filmes, através de ”solvent-casting” ou “spin-coating”, de filmes hidrofóbicos híbridos orgânicos-inorgânicos ou filmes de biopolímeros. Por último, produzir-se-ão réplicas sintéticas das folhas e pétalas das plantas mais superhidrófobicas através da impressão, via moldagem, da rugosidade superficial destas em filmes híbridos ou filmes de biopolímeros optimizados.
Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química e no Centro de Óptica da Universidade da Beira Interior.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 8 meses, sujeita a um período probatório de 3 meses, com início previsto em novembro de 2020. A atividade decorrerá em regime de dedicação exclusiva, conforme o RGIUBI. O contrato de bolsa poderá ser renovado por um período de 1 mês.
Links Relacionados
Bolsa de Investigação para Mestre | Anúncio Oficial