Bolsa de Investigação para Doutorado | neXt Sense

A Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutorado em Telecomunicações, no âmbito do projeto  neXt Sense : Safety Connected and Automated Vehicles, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 27 de abril a 12 de maio 2022.

Requisitos de admissão: A Bolsa de Investigação destina-se a doutores na área de Engenharia de Telecomunicações ou áreas afins, que preencham cumulativamente os seguintes requisitos:

- Titulares do grau de doutor obtido nos três anos anteriores à data de apresentação da candidatura à bolsa;

- Ter realizado o trabalho de investigação que conduziu à atribuição do grau de doutor numa entidade diferente da unidade de acolhimento Centro de Microssistemas Eletromecânicos da Universidade do Minho.

- Não exceder, com a celebração do contrato em causa, incluindo eventuais renovações, um período cumulativo de três anos neste tipo de bolsas, consecutivas ou interpoladas.

Requisitos Específicos

Obrigatoriamente, os candidatos devem possuir título de doutor em Engenharia de Telecomunicações ou áreas afins, e conhecimentos em:

- Investigação e desenvolvimento de sistemas de posicionamento, inclusive em áreas internas. - Investigação e desenvolvimento em simulação de sistemas de posicionamento.

Será dada prioridade a candidatos com conhecimentos consolidados em: - Técnicas de fusão de sensores. - Ambientes de programação Python, Java e/ou Matlab.

Elegibilidade dos candidatos: Os candidatos devem cumprir as condições de elegibilidade estabelecidas no artigo 9.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2019).

Plano de trabalhosO trabalho está inserido no Subprograma SP3 - “Posicionamento e conectividade para sensores automóveis”, Atividade 11 no perfil “PhD Electrotecnia/Eletrónica/Telecomunicações #1”, que corresponde ao período inicial estabelecido para a bolsa de pesquisa, a ser adicionado em eventuais renovações, em documento específico (plano de trabalho).

O plano de trabalho consiste na descrição detalhada dos objetivos do posicionamento cooperativo entre os veículos. Pretende-se investigar e desenvolver uma solução capaz de melhorar o posicionamento individual de um veículo, utilizando múltiplas fontes de informação e outros veículos, de forma a aumentar a robustez e disponibilidade da solução de posicionamento em ambientes exigentes (ex., canhões urbanos, túneis, etc.). A caracterização do problema e levantamento de requisitos será iniciado através da identificação dos principais desafios técnicos, componentes e tecnologias. Será realizado um estudo inicial em plataformas de simulação que podem ser integradas para simulação e teste de soluções de posicionamento cooperativo, com especial ênfase em ferramentas de código aberto.

A avaliação do trabalho realizado será verificada através dos resultados obtidos e expressos no relatório de atividades, que será elaborado pelo investigador.

Local de TrabalhoO plano de trabalho será realizado no Centro de Microssistemas Electromecânicos da Universidade do Minho, localizado no Campus Azurém, sob a orientação científica do Doutor Paulo Mateus Mendes, Professor Associado do Departamento de Engenharia Electrónica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Duração da bolsaA bolsa decorrerá por um período de 3 meses, com início provisório em Maio de 2022. O contrato de bolsa de investigação será eventualmente renovável por períodos adicionais até um período máximo de 3 anos, desde que estes períodos não ultrapassem o duração do projeto e/ou a legislação aplicável.

 

27/04/2022 , Por COMPETE 2020