Bolsa de Investigação para Mestre | ARCHKNIT
A Universidade do Minho - Escola de Engenharia - Departamento de Engenharia Têxtil - Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, 2C2T abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia eletrotécnica e eletrónica ou áreas afins, no âmbito do projeto de I&D “ARCHKNIT - Interfaces têxteis inteligentes e inovadoras para aplicações arquitetónicas”, código da operação POCI-01-0247-FEDER-039733, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização no âmbito do programa “Portugal 2020”
Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 16 a 29 de outubro.
Requisitos de admissão: Os candidatos deverão possuir, à data de candidatura, o grau de Mestre em Engenharia eletrotécnica e eletrónica ou áreas afins. À data da respetiva contratação, deverão os candidatos comprovar a inscrição em um dos seguintes cursos: - Doutoramento (na área ou área afim à solicitada em edital); - Mestres inscritos em cursos não conferentes de grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição do ensino superior, na área ou área afim à solicitada em edital (por ex.: pós-graduações, estudos avançados, formação especializada).
Plano de trabalhos: O projeto ARCHKNIT visa desenvolver paredes não-estruturais multifuncionais de interiores através o desenvolvimento de pré-formas têxteis baseadas em malhas inteligentes e funcionais, injetadas com matrizes de materiais cimentício ou espumas poliméricas para conferir rigidez e isolamento térmico-acústico. A bolsa terá por finalidade o desenvolvimento, controlo e integração de sensores de temperatura e humidade nos painéis têxteis e no desenvolvimento dos controladores das fibras condutoras para auto-aquecimento dos painéis, bem como a elaboração de relatórios, divulgação de resultados e transferência de tecnologia para os profissionais do setor.
Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), na Unidade de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos da UMinho (CMEMS) e no Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE) no Campus de Azurém da Universidade do Minho, sob a orientação científica do Professor Doutor Marcos Martins. Parte do trabalho poderá também ser desenvolvida na empresa A. Ferreira & Filhos, S.A. (AFF), Caldas de Vizela, Portugal, empresa copromotora.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em novembro de 2020.
Links Relacionados
Bolsa de Investigação para Mestre | Anúncio Oficial