Bolsa de Investigação para Pós-doutoramento | Engenharia Química
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-doutoramento, no âmbito do Projeto PAC “MultiBiorefinery – Estratégias multiuso para a valorização de uma gama alargada de subprodutos agroflorestais e das pescas: Um passo em frente na criação de uma biorrefinaria integrada”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).
Período da Candidatura: 12 a 25 de março 2019.
Requisitos de admissão: Possuir Doutoramento em Engenharia Química, Química ou áreas afins.
Ser autor de pelo menos 10 artigos científicos publicados em revistas internacionais do SCI (de preferência com bons fatores de impacto).
São requisitos preferenciais:
Experiência na síntese e caracterização de líquidos iónicos a usar na extração de biomoléculas.
Experiência na extração e purificação de compostos bioativos, em particular proteínas, a partir de biomassa.
Plano de Trabalhos:
O trabalho a ser desenvolvido enquadra-se no âmbito da atividade A2.2 Separação de compostos de valor acrescentado de subprodutos e efluentes da indústria de processamento de peixe.
Serão estudados os seguintes subprodutos:
- Ossos de peixe. A sequência de valorização inclui moagem, extração de colagénio, e calcinação. Como a extração atual por ácidos orgânicos a 4 ºC é longa, e não preserva a estrutura do colagénio, soluções aquosas de lLs ou NADES serão usadas para aumentar a solubilidade e/ou estabilidade da proteína.
- Águas de demolha de bacalhau. Os péptidos e os aminoácidos serão extraídos com sistemas de duas fases aquosas (ATPS), utilizando a alta salinidade da solução e polímeros de alto peso molecular como extratores. Vários aditivos e pHs serão testados. A separação final de péptidos e aminoácidos será realizada por nanofiltração e concentrada por osmose reversa.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Universidade de Aveiro (CICECO e), sob orientação científica do Pro. João Araújo Pereira Coutinho.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração expectável de 9 meses (limitada pela data final do projeto, 31-12-2019), com início previsto para 1 de Abril, podendo ser renovada até ao limite do prazo de execução do projeto.