Bolsas de Investigação para Mestre | PAM4WELLNESS

A Universidade da Beira Interior abre concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação para Mestres em Engenharia e Gestão Industrial ou Gestão, no âmbito do projeto PAM4WELLNESS, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto até 14 de julho 2022.

Requisitos de admissão: - Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial ou Gestão, com experiência em investigação científica.

- Preencher as condições para estar inscrito num ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Engenharia e Gestão Industrial ou Gestão ou áreas afins, ou estar inscrito num curso avançado que não confira grau académico.

Para o contrato de bolsa é exigido o comprovativo de inscrição em ciclo de estudos conducente ao grau de doutor ou comprovativo de inscrição em curso de licenciatura não académico.

Os BIs concedidos a mestres inscritos em cursos que não conferem grau académico só podem ser concedidos pelo período máximo de um ano.

As BIs atribuídas a mestres inscritos em disciplinas que não conferem grau académico só podem ser atribuídas a quem não ultrapasse, no momento da celebração do respectivo contrato de bolsa, incluindo eventuais renovações, um período acumulado de dois anos nesse tipo de bolsa, consecutivos ou interpolado.

Requisitos Específicos: - Conhecimento de sustentabilidade ambiental e industrial, economia circular, inovação em processos produtivos, modelos organizacionais, logística e distribuição.

- Conhecimento de métodos de apoio à decisão e inteligência artificial.

Plano de trabalhos:

Objetivos:Investigação em Engenharia e Gestão Industrial ou áreas afins, com foco em sustentabilidade e economia circular e transferência de conhecimento técnico em toda a cadeia de valor, nomeadamente na análise da eficiência económica e ambiental. O principal objetivo é apresentar um conjunto significativo de soluções sustentáveis para produtores de AMP (Plantas Aromáticas e Medicinais) e indústrias cosmética/farmacêutica, numa abordagem holística de boas práticas sustentáveis que potenciem a valorização e promoção dos produtos desenvolvidos na AMP setor. O objetivo é desenvolver indicadores/métricas e ferramentas para apoiar a gestão do conhecimento e da informação em termos de sustentabilidade e economia circular em toda a cadeia de valor do setor AMP, tanto a montante como a jusante, e que possam garantir padrões de benchmarking comparáveis de eficiência relativa regional e internacionalmente .

O plano de trabalho inclui as seguintes tarefas:

(i) Apoio na preparação dos relatórios do projeto e do conteúdo do site do projeto.

(ii) Apoiar a redação de artigos científicos para publicação e apresentação em congressos e ações de divulgação em workshops para divulgação de resultados.

(iii) Construir um base de dados a partir de artigos e relatórios vistos na tarefa de revisão de literatura.

(iv) Aplicação de conhecimentos técnicos de boas práticas em sustentabilidade e economia circular aplicados à cadeia de valor da AMP.

(v) Aplicar conhecimentos de sustentabilidade industrial ao setor e reduzir a pegada ecológica. A partir das boas práticas, identificar alternativas economicamente viáveis para inovar os processos produtivos e cumprir as diretrizes associadas à economia circular.

(vi) Levantamento dos formatos organizacionais existentes e sua comparação com modelos teóricos de organização produtiva. Este levantamento da situação existente envolverá trabalho de campo, nomeadamente entrevistas com produtores e associações setoriais.

(vii) Análise de boas práticas e casos de sucesso nacionais e internacionais que podem ser replicados/adaptados ao setor de AMP. Será produzido um relatório de benchmarking para workshops de divulgação.

(vi) Realizar uma avaliação geral dos resultados do projeto e consequentes recomendações de políticas até a data final da doação.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no C-MAST - Centro de Ciências e Tecnologias Aeroespaciais, Faculdade de Engenharia, Departamento de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior, sob a orientação científica do Professor Pedro Miguel de Figueiredo Dinis Oliveira Gaspar e da Professora Arminda Maria Finisterra do Paço.

Duração da bolsaA bolsa tem início previsto para setembro de 2022, com duração de 10 meses, até o término do projeto (30 de junho de 2023).

A bolsa poderá ser renovada, com parecer favorável do orientador, se a entidade financiadora autorizar a prorrogação do prazo de término do projeto.

A atividade será em regime de dedicação exclusiva.

 

04/07/2022 , Por COMPETE 2020