BioProtect: Embalagem biodegradável inovadora

Inventive e Universidade Católica Portuguesa unem esforços para desenvolver um composto com matérias-primas renováveis para produzir biomateriais recicláveis e biodegradáveis com melhores propriedades para conservar alimentos.

 

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visa desenvolver uma gama de produtos à base de PBAT (um material biodegradável) com características de barreira de acordo com os requisitos e funcionalidades ativas específicas dos diferentes setores alimentares, nomeadamente carne e hortofrutícolas frescos.

 

1. Síntese

O impacto ambiental dos materiais plásticos não biodegradáveis e um uso mais sustentável de embalagens e plásticos em particular são um problema crescente global, e soluções para reduzir e substituir esses materiais representam esforços importantes. 

O projeto BioProtect reúne em consórcio a Inventive Matl e a Universidade Católica Portuguesa (Escola Superior de Biotecnologia) e visa desenvolver um composto com matérias-primas renováveis para produzir biomateriais recicláveis e biodegradáveis.

O material será produzido com agentes funcionais específicos para:

(i) melhorar as propriedades barreira a gases e humidade; (ii) melhorar as propriedades mecânicas quando comparadas com os produtos atuais; (iii) para conferir um papel ativo na conservação de alimentos frescos.

O composto terá como base o amido e um acetato de polivinilo (PVAc) quimicamente modificado, que atua como agente de ligação (HBA), com o poli (butileno adipato-co-tereftalato) (PBAT) que é um copoliéster aromático-alifático biodegradável, processável para aplicações de embalamento alimentar. Como resultado, a Inventive Matl ficará apta a fornecer um composto para a produção de materiais de embalamento alimentar à base de PBAT com propriedades mecânicas e propriedades barreiras a gases e humidade melhoradas, absorção de etileno para melhor preservação de frutas e com atividade antimicrobiana. O material deverá ter propriedades que permitam a sua aprovação em termos de contato alimentar, capacidade de ser reincorporado no processo industrial, ou seja, com melhores propriedades de reciclagem e possibilidade de biodegradação quando em condições adequadas.

Esta nova linha de produtos permitirá um impulso à inovação que deve garantir o desenvolvimento estratégico e a liderança do mercado pela empresa no futuro.  

 

2. Apoio do COMPETE 2020 

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em copromoção, o projeto BioProtect envolveu um investimento elegível de cerca de 971 mil euros e um incentivo FEDER de 669 mil euros.

 

3. Links

Website do Projeto BioProtect 

Inventive Matl | Website 

Universidade Católica Portuguesa | Website 

13/10/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia