Avaliar o potencial de métodos alternativos de avaliação no Ensino Superior

Promovido pela Universidade do Minho e cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto “AHE - Avaliação no Ensino Superior: o potencial de métodos alternativos” visa identificar e disseminar métodos alternativos de avaliação das aprendizagens no Ensino Superior.
 
 
1. Síntese
 
No âmbito das alterações no Ensino Superior, reconhece-se a importância crescente da avaliação como um fator determinante para a qualidade do ensino, da aprendizagem e dos resultados académicos.
 
A literatura internacional indica a necessidade de analisar o impacto dos diversos métodos de avaliação, especialmente os métodos alternativos, na aprendizagem e nos resultados académicos, bem como nos métodos de ensino em sala de aula, uma vez que há pouca evidência da sua eficácia. Além disso, é crucial compreender como diferentes métodos de avaliação influenciam diferentes perspetivas em relação à aprendizagem e aos resultados académicos.
 
 
Investigação anterior mostra que a avaliação desempenha um papel importante na forma como os estudantes utilizam o seu tempo e distinguem o que é relevante, o que pode ter um impacto positivo ou negativo na sua aprendizagem. Esta questão torna-se ainda mais urgente num período de maior pressão e mudança nas instituições de Ensino Superior, como resultado do processo de Bolonha, que enfatiza a necessidade de um paradigma centrado no estudante e reconhece a importância da aprendizagem independente e do desenvolvimento de competências técnicas e transversais. A literatura também destaca a necessidade de mais investigação nesta área, no sentido de recolher dados que permitam desenvolver um perfil comparativo das práticas de avaliação utilizadas nas instituições de ensino superior em diferentes cursos e países.
 
Este projeto visa, assim, analisar o que se sabe e o que ainda não se sabe procurando explorar as questões por responder. 
 
Objetivos
 
Os objetivos do projeto são: 
 
i) rever a literatura existente e investigação empírica realizada sobre avaliação no ensino superior; 
 
ii) caracterizar os métodos de avaliação mais utilizados em 5 universidades públicas;
 
iii) desenvolver e avaliar a implementação de uma estratégia de “assessment for learning” em 2 universidades públicas portuguesas;
 
iv) desenvolver e avaliar a implementação de uma estratégia de “alternative online peer assessment” em 2 universidades públicas portuguesas; 
 
v) avaliação do impacto das estratégias e construção de uma toolbox. 
 
A inovação e a oportunidade deste projeto prendem-se com o uso de diferentes métodos e perspetivas para estudar a avaliação no ensino superior. 
 
 
 
2. Testemunho de Maria Assunção Flores | Responsável do Projeto
 
O apoio do COMPETE 2020 foi fundamental para o sucesso do projeto, permitindo um conhecimento mais aprofundado sobre a avaliação no Ensino Superior, já que foi possível alargar o estudo a cinco universidades portuguesas, contando com a participação de mais de 5000 estudantes oriundos de várias áreas de conhecimento e de mais de 200 professores. 
 
Os resultados deste projeto foram amplamente disseminados, quer em congressos e revistas científicas internacionais, quer nos meios de comunicação social e em revistas de divulgação. 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto projeto “AHE - Avaliação no Ensino Superior: o potencial de métodos alternativos” é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SAICT - Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de 68 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 58 mil euros.
 
 
4. Links
 

10/08/2023 , Por Cátia Silva Pinto
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