Avaliar o potencial de métodos alternativos de avaliação no Ensino Superior
Promovido pela Universidade do Minho e cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto “AHE - Avaliação no Ensino Superior: o potencial de métodos alternativos” visa identificar e disseminar métodos alternativos de avaliação das aprendizagens no Ensino Superior.
1. Síntese
No âmbito das alterações no Ensino Superior, reconhece-se a importância crescente da avaliação como um fator determinante para a qualidade do ensino, da aprendizagem e dos resultados académicos.
A literatura internacional indica a necessidade de analisar o impacto dos diversos métodos de avaliação, especialmente os métodos alternativos, na aprendizagem e nos resultados académicos, bem como nos métodos de ensino em sala de aula, uma vez que há pouca evidência da sua eficácia. Além disso, é crucial compreender como diferentes métodos de avaliação influenciam diferentes perspetivas em relação à aprendizagem e aos resultados académicos.
Investigação anterior mostra que a avaliação desempenha um papel importante na forma como os estudantes utilizam o seu tempo e distinguem o que é relevante, o que pode ter um impacto positivo ou negativo na sua aprendizagem. Esta questão torna-se ainda mais urgente num período de maior pressão e mudança nas instituições de Ensino Superior, como resultado do processo de Bolonha, que enfatiza a necessidade de um paradigma centrado no estudante e reconhece a importância da aprendizagem independente e do desenvolvimento de competências técnicas e transversais. A literatura também destaca a necessidade de mais investigação nesta área, no sentido de recolher dados que permitam desenvolver um perfil comparativo das práticas de avaliação utilizadas nas instituições de ensino superior em diferentes cursos e países.
Este projeto visa, assim, analisar o que se sabe e o que ainda não se sabe procurando explorar as questões por responder.
Objetivos
Os objetivos do projeto são:
i) rever a literatura existente e investigação empírica realizada sobre avaliação no ensino superior;
ii) caracterizar os métodos de avaliação mais utilizados em 5 universidades públicas;
iii) desenvolver e avaliar a implementação de uma estratégia de “assessment for learning” em 2 universidades públicas portuguesas;
iv) desenvolver e avaliar a implementação de uma estratégia de “alternative online peer assessment” em 2 universidades públicas portuguesas;
v) avaliação do impacto das estratégias e construção de uma toolbox.
A inovação e a oportunidade deste projeto prendem-se com o uso de diferentes métodos e perspetivas para estudar a avaliação no ensino superior.
2. Testemunho de Maria Assunção Flores | Responsável do Projeto
O apoio do COMPETE 2020 foi fundamental para o sucesso do projeto, permitindo um conhecimento mais aprofundado sobre a avaliação no Ensino Superior, já que foi possível alargar o estudo a cinco universidades portuguesas, contando com a participação de mais de 5000 estudantes oriundos de várias áreas de conhecimento e de mais de 200 professores.Os resultados deste projeto foram amplamente disseminados, quer em congressos e revistas científicas internacionais, quer nos meios de comunicação social e em revistas de divulgação.
3. Apoio do COMPETE 2020
O projeto projeto “AHE - Avaliação no Ensino Superior: o potencial de métodos alternativos” é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SAICT - Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de 68 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 58 mil euros.
4. Links
10/08/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia