Projeto PictoPharma vencedor do 2.º lugar no concurso “Born from Knowledge”

 

O projeto PictoPharma - Pharmaceutical Pictogram System, ganhou o honroso 2.º Prémio do “Born from Knowledge”, na sua edição de 2016.

O projeto consiste num sistema inovador de pictogramas farmacêuticos, sobre perigos, precauções e informações do medicamento, associado a várias aplicações na indústria para um vasto mercado que não oferece qualquer resposta idêntica e foi desenvolvido na tese de doutoramento de Benedita Camacho na Universidade de Aveiro, e orientado pelos Professores João Mota, Universidade de Aveiro e João Rui Pita, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Benedita Camacho é ainda docente de Design na Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada Norte e estuda o tema da comunicação da toma dos medicamentos há mais de 15 anos. Em 2008, defendeu a dissertação de mestrado na UA, sobre a legibilidade gráfica dos folhetos informativos dos medicamentos. Nesse mesmo ano, com o projeto de doutoramento "Design e avaliação de pictogramas farmacêuticos", recebeu uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com classificação quase máxima.

Atualmente, a investigadora de pós-doutoramento desenvolve o seu trabalho no âmbito de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Children´s Hospital of Eastern Ontario e a Pharmacy and International Pharmaceutical Federation, com apoio da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A apresentação do projeto na voz de Benedita Camacho

Benedita Camacho começa por apresentar o projeto, pegando nas palavras de Otto Neurath, um dos pioneiros do moderno design gráfico, e autor do ISOTYPE International System of TYpographic Picture Education: words make division, pictures make connections”.

Refere ainda, “que o encorajamento da legislação portuguesa, para a inclusão de sinais ou imagens nos folhetos informativos dos medicamentos, dura há mais de 20 anos”;

E que “Apesar da controvérsia sobre a diversidade de pictogramas sobre uma só mensagem e o uso dos pictogramas para grupos alvos mais suscetíveis, a conclusão é a de que todos podem beneficiar dos pictogramas na hora da toma dos medicamentos”;

E assim, “Surge o projeto PictoPharma, que visa fomentar a adesão ininterrupta, evitar a sobredosagem e combater erros de medicação”;

Elenca ainda, “as novidades do PictoPharma: a união das áreas do design e da farmácia; os 32 pictogramas que compõem o atual sistema, de um total de 75 mensagens nunca antes identificadas; 100 profissionais farmacêuticos envolvidos para que todos os pontos-chave fossem testados o que atingiu os 100% de compreensão para metade do sistema, e 88% para a outra; aponta para uma implementação industrial, a ser usada por farmacêuticos, médicos e o próprio utente”;

e por fim, Benedita Camacho, afirma que “este sistema PictoPharma foi desenvolvido e testado em 2010 de acordo com as normas ISO International Organization for Standardization e em 2013, foi feito o Registo de Propriedade Industrial – marca e design, no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI”.

 

Assista ao vídeo.

 

 

 

 

 

Compete cofinanciou o projeto “Minimização do deficit simbólico dos artefactos Portugueses”

O ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura comprometeu-se em investigar e gerar contributos para a diminuição do deficit simbólico dos artefactos portugueses, assumindo como quadro de referência ético uma lógica de sustentabilidade, e ainda, dignificar e projetar nacional e internacionalmente a investigação em design e demais sectores criativos que se desenvolve atualmente em Portugal, tendo como contrapartida implementação e aplicação, junto dos profissionais do design, junto do tecido empresarial e social português, e que consiga ainda, ter um interlocutor de excelência com a comunidade científica internacional dentro na nossa área de investigação.

Este é nitidamente um projeto de investigação com objetivos definidos na área de design que seguem características capazes de encontrar uma resolução para os problemas da conceção de artefactos de interface cultural, através do desenho, e reconhecer a necessidade de estar próximo, atento e colaborante com outras áreas do conhecimento e na relação com os públicos, gerando conhecimento capaz de induzir em boas práticas na conceção de artefactos nas vertentes comunicacional, interativa e de sustentabilidade, assegurando simultaneamente maior visibilidade da disciplina que incrementem a literacia visual dos portugueses, é o entender do design como construção poética (criativa) que se materializa pela ação dos seus atores, procurando alargar o domínio do artificial na interação entre o possível e o pensável (inovação), o que constitui os pressupostos para pensar o futuro do design.

Apoio

Este projeto com as referências PEst-C/EAT/UI4057/2011 e PEst-C/EAT/UI0460/2011 obteve cofinanciamento através do Programa Operacional Factores de Competitividade COMPETE, sendo que o montante de investimento elegível foi de 369 mil euros, a que correspondeu um incentivo no âmbito do Fundo FEDER de cerca de 314 mil euros, e através da FCT por Fundos Nacionais.

“Born from Knowledge” o que é?

O Concurso nacional de ideias inovadoras baseadas na formação e no conhecimento científico é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e Ministério da Economia, e insere-se no programa Born from Knowledge, dedicado ao estímulo da inovação e capacidade de aprender, apreender e empreender com base na formação, na investigação científica e no conhecimento destinado a aproximar os estudantes de ensino superior das oportunidades geradas no âmbito do Web Summit 2016, que se realizará este ano em Portugal entre os dias 7 e 10 novembro, no Meo Arena.

A entidade responsável por promover o acolhimento das ideias vencedoras a ANI – Agência Nacional de Inovação, rececionou 27 candidaturas, cabendo ao júri, composto por elementos de renome em diversas áreas da Inovação, Ciência e Tecnologia, a eleição de apenas 10 das melhores ideias inovadoras, - ver lista de resultados do concurso.

Os prémios do concurso foram já atribuídos numa cerimónia que se realizou no passado dia 21 de setembro, no novo Hub Criativo do Beato. A sessão integrou o evento de seleção e apresentação das 66 startups que vão representar Portugal no Web Summit.

 

Fontes: Universidade de Aveiro, “Born from Knowledge” e ID+

 

02/11/2016 , Por Vanda Cardoso Pinheiro