Indústria portuguesa de calçado criou mais de 340 marcas
A indústria portuguesa de calçado conta com mais de 340 marcas, uma estratégia setorial de valorização das coleções, dos produtos e do '"made in" Portugal.
A Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos APICCAPS traçou um plano com o FOOTure2020 - Plano Estratégico do Cluster de Calçado tendo como perspetiva, a criação de novas marcas, evidenciando a imagem de uma indústria jovem, moderna, voltada para o futuro, que alia a tradição às tecnologias de ponta e o saber-fazer ao melhor design de sempre.
A associação refere que apesar do ganho de imagem conseguido pelo calçado português, a realidade do 'cluster' nesta matéria é ainda muito variada e importa mobilizar as competências que têm sido utilizadas para construir uma imagem coletiva em favor das empresas. Há que auxiliar as empresas no desenvolvimento de campanhas de imagem e planos de comunicação personalizados, na contratação de agências de comunicação, na participação em 'showrooms' no exterior, entre outros. Em alguns casos, a criação de marcas próprias será o culminar destas ações, sustenta.
MICAM International Footwear Exhibition,
The MICAM where the worl meets footwear
No âmbito desta estratégia, o empresário e criador de sapatos Luís Onofre apresenta na TheMICAM, uma linha exclusiva de calçado masculino que, adianta, terá um 'design' "desportivo e clássico, muito sóbrio e básico, com cores neutras. Esta nova coleção chegará às lojas em 2017.
Nesta edição TheMICAM, a criadora portuguesa Fátima Lopes, vai apresentar pela primeira vez a sua coleção de calçado numa feira internacional. Após ter já lançado cinco coleções de sapatos no âmbito da parceria estabelecida com a empresa industrial Joia da Europa, a estilista aposta agora na internacionalização da marca. Segundo confessou à APICCAPS, trata-se da realização de um sonho com mais de 20 anos, já que o calçado sempre foi uma paixão.
A coleção Fatima Lopes define-se por Design, Qualidade e Conforto com modelos em pele elegantes e sensuais, de linhas gráficas e geométricas em sandálias, Pumps e Stilletos com saltos baixos, médios, altos e muito altos. Ainda, os Snikers para mulher e homem em modelos unissexo com uma vasta variedade e mistura de cores e materiais. O conforto é o que pretende, com a apresentação desta linha jovem e descontraída.
A TheMiCAM conta maior presença do sector do calçado português num evento internacional, contemplado na estratégia promocional definida pela associação representativa das empresas portuguesas de calçado, a APICCAPS, com o apoio do Programa COMPETE 2020, nos domínios da inovação, internacionalização e qualificação.
A presença nacional em números: 98 empresas, que exportam 550 milhões de euros e são responsáveis por 8.300 postos de trabalho. 28 camiões tir que viajaram até Milão para "montar" a presença portuguesa, e 650 empresários.
Fontes: Jornal de Negócios Online, APICCAPS, The MICAM JN