Como os fundos europeus mudaram a sua vida
O atual ciclo do Portugal 2020 é o quinto capítulo de três décadas de fundos europeus no país. Os investimentos patrocinados pela União Europeia já ultrapassam 10 mil euros por português, mas 91% dos cidadãos não sabem indicar um único projeto que tenha melhorado as suas vidas desde a adesão à CEE. A EXAME explica como é que a Comissão Europeia e as autoridades nacionais estão a mudar a forma de comunicar os fundos europeus à população e relembra alguns projetos que mudaram a vida dos portugueses.
Aumentar a a visibilidade dos "fundos da UE", mostrar a todos os cidadãos como foram aplicados e inspirar os portugueses a proporem projetos capazes de melhorar o crescimento e o emprego no país e a qualidade de vida da população é o grande objetivo da estratégia nacional de comunicação dos PO do Portugal 2020.
Todos os responsáveis pela divulgação dos diferentes programas de financiamento uniram esforços e estão alinhados "em rede" e numa "estratégia comum de comunicação do Portugal 2020", desde os chamados Programas Regionais do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira aos programas temáticos dirigidos à competitividade, à inclusão social e emprego, ao capital humano, à sustentabilidade ou ainda aos programas de desenvolvimento rural e do Mar 2020 , com o designio de mostrar a relevância dos fundos da União Europeia e de mobilizar os portugueses para a sua boa utilização.
Documentos para Download
Ninguém sabe dos fundos europeus | Revista Exame