Portal ePortugal no relatório da OCDE como caso de sucesso internacional

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgou o relatório sobre os «Balcões Únicos» para Cidadãos e Empresas. O documento descreve um conjunto de boas práticas e orientações para a criação/gestão de balcões únicos digitais, com base nos exemplos concretos do Canadá, Alemanha, México, Noruega, Reino Unido e Portugal.

Neste contexto, o documento destaca o portal ePortugal como um caso de sucesso internacional na disponibilização de informação e serviços públicos transacionais, facilitando a interação do Estado com cidadãos e empresas.

 

Projeto | SABU: Simplificação Administrativa e Balcão Único

 

A OCDE publicou um relatório sobre «Balcões Únicos» para Cidadãos e Empresas onde destaca o portal ePortugal. Este portal faz parte do projeto SABU: Simplificação Administrativa e Balcão Único - promovido pela ama e apoiado pelo COMPETE 2020 - que tem como finalidade dotar os Serviços de Informação da Administração Pública de ferramentas e modelos de governação que facilitem e promovam a simplificação e a modernização administrativa, garantindo serviços mais acessíveis e intuitivos aos cidadãos e às empresas, e com uma gestão mais eficiente e eficaz dos recursos humanos e técnicos da Administração Pública.

O projeto, promovido pela ama, inclui investimentos, que se interligam entre si, através de iniciativas integradas de modernização e de simplificação administrativa, que assegurem a articulação entre as três principais dimensões de intervenção (pessoas, organização e tecnologia) e a salvaguardada da qualidade dos serviços prestados, melhorando a sua eficiência e deste modo, respondendo às medidas preconizadas pelas políticas públicas.

O ePortugal faz parte de um desses investimentos o portal tem por objetivo facilitar as interações entre cidadãos e empresas e o Estado, tornando-as mais claras e simples. A ideia do ePortugal é juntar todos os serviços da Administração Pública num lugar de modo a facilitar a consulta por parte do cidadão e as empresas, funcionando como uma porta de entrada única a quem quer saber a sua situação, consultar serviços ou pedir documentos.

Conheça o projeto em promenor no artigo 'ePortugal distinguido como «Melhor Projeto Digital da Administração Pública» nos prémios Navegantes XXI de 2019'

 

08/07/2020 , Por COMPETE 2020