Herdade da Malhadinha Nova – Um dia, um sonho: Fazer da vida uma festa

“A Herdade da Malhadinha Nova configura um projeto estratégico integrado, pensado com o máximo cuidado para garantir complementaridades de consumo, planeada e concebida para a antecipação, concretização e resposta a requisitos específicos e diferenciados de consumidores exigentes em mercados de perfil heterogéneo. Tudo isto assenta num extremo bom gosto e no profissionalismo e dedicação total dos seus proprietários que têm uma visão holística e integrada do negócio. Esta é materializada numa preocupação permanente com a diferença e com a qualidade da experiência integrada de consumo e funciona como âncora de sustentabilidade competitiva dificilmente replicável, tal é a sua singularidade. Um excelente exemplo de empreendedorismo na economia portuguesa.” (Rui Vinhas da Silva, Presidente do COMPETE 2020).

 

Breve Histórico da Malhadinha Nova  

Situada no coração do Baixo Alentejo, a Herdade da Malhadinha Nova é uma típica herdade familiar alentejana, comprada em 1998 pela família Soares: João, Paulo, Rita, João e Maria Antónia Soares.

Desde 1998, a paixão e empenho da família, levaram à transformação de terras há muito abandonadas em solos capazes de dar vida a produtos genuinamente alentejanos, dedicando-se à produção de vinhos de elevada qualidade e à criação de animais de raça autóctones em total harmonia com a Natureza e rigoroso regime de proteção com denominação de origem protegida (DOP).

Adega -Construída de raiz, situada a escassos metros da vinha, aproveitando o declive do terreno para que todo o processo se fizesse por gravidade, foi inaugurada em 2003, ano em que fez a primeira vindima. Reúne condições únicas, favoráveis à criação de vinhos distintos e de elevada qualidade.

A diferença e a exclusividade são também marcadas pelos rótulos, frutos da criatividade da geração mais jovem da família Soares. As crianças dão nome aos vinhos e desenharam carinhosamente os seus rótulos.

Os vinhos da Herdade da Malhadinha Nova, elegantes, intensamente frutados e de grande complexidade na boca, são o reflexo de um enorme respeito pela natureza e de toda a Paixão e dedicação com que são criados. Os vinhos da Malhadinha são hoje uma referência, distinguidos por diversos prémios internacionais e exportados para mais de 25 países.

Esta visita inseriu-se na iniciativa “COMPETE 2020 : ao lado de quem cria valor”, dedicada à fileira vitivinícola.

Com a duração de uma semana, esta iniciativa incluiu a visita a 16 empresas do setor dos vinhos, procurando abranger todo o território do continente. A diversidade do setor e a sua representatividade regional permitiram uma seleção de percursos empresariais que se pretendem conhecer e analisar.  

Para o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, esta visita ao sector do vinho, pretende “aproximar este Programa das empresas, com a consciência que os instrumentos económicos ao serviço destas devem contribuir para orientar a economia portuguesa na filosofia de criação e agregação de valor a produtos e serviços inovadores, baseada num entendimento absoluto do ambiente competitivo em mercados internacionais sofisticados, procurando refletir a sua heterogeneidade e especificidades.”

02/02/2016 , Por Paula Ascenção
COMPETE 2020
Presidente do COMPETE 2020