Salsa | Life is better in denim

“A Salsa é uma empresa verdadeiramente inovadora e constitui um caso de atuação exemplar sobre um conjunto de determinantes de competitividade global que a tornam uma empresa única.”, palavras do presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva para caracterizar a empresa detentora da marca portuguesa de denim reconhecida internacionalmente: a Salsa. Segundo Rui Vinhas da Silva “ a Salsa aposta numa orientação clara de mercado, procurando ir a jusante na cadeia de valor em mercados internacionais de forte poder aquisitivo. Uma empresa extraordinariamente criativa consegue com produtos de grande qualidade comandar o imaginário de consumidores exigentes em mercados internacionais. A Salsa aposta constantemente na inovação e procura formas distintas de abordar mercados heterogéneos com propostas de valor distintas e valiosas. A Salsa é uma empresa de pessoas que apostam na valorização de pessoas como fator distintivo do seu modelo de negócio.”

A Salsa é uma marca da Irmãos Vila Nova (IVN), empresa de lavandaria e tinturaria fundada em 1987. Expandiu a área de negócio para o fabrico de vestuário em 1994, criando a marca de calças de ganga. A primeira loja da Salsa abriu em 1998 e foi em 2002 que o grupo arriscou a internacionalização, em Espanha. Dois anos depois, apostou no Médio Oriente, com a abertura da primeira unidade do Qatar.

A Salsa destaca-se pelo seu espirito empreendedor e por ser uma marca pioneira no desenvolvimento de produtos inovadores. O seu objetivo é criar peças únicas que se adaptem ao corpo como uma segunda pele, oferecendo conforto e a sensualidade. Esta estratégia permite que a marca apresente mais de 20 modelos para mulher e homem que se adaptam a todos os tipos de corpos.

Em 2014, a Salsa facturou 190 milhões de euros, um crescimento de 12% em comparação com o ano homólogo. Apesar da contracção no consumo no país, sobretudo de bens não essenciais como o vestuário, a Salsa vendeu mais 5,8% em Portugal. A directora de marca e marketing , Michelle Quintão, explicou  estes números com a prioridade dada ao serviço e ao atendimento ao cliente, não só nas lojas, mas também online, plataforma que passou a garantir entregas de encomendas no território nacional em 24 horas. Para a Europa assegura entregas em 48 horas.

Esta aposta contínua no reconhecimento da marca leva a Salsa a vestir de denim a vestir a Missão Portuguesa aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 desfilará na Cerimónia de Abertura, com um uniforme desenvolvido exclusivamente pelo departamento de estilismo da empresa. 

08/02/2016 , Por Paula Ascenção
Portugal 2020
COMPETE 2020
Presidente do COMPETE 2020