Um sistema de vigilância cardiovascular vestível?

 

1. Síntese

Trata-se de um dispositivo inovador, vestível, de vigilância coronária e cardíaca. O projeto SIVIC tem por objetivo o desenvolvimento de um dispositivo telemétrico avançado para monitorização de stent-grafts após intervenção de reparação endovascular (EVAR). Esta monitorização baseia-se na medição síncrona do electrocardiograma (ECG) e da pressão no interior do saco do aneurisma do paciente, de modo a obter uma monitorização robusta e fiável.

 

2. Apoio do COMPETE

2.1 Testemunho | Professor José Machado da Silva

Segundo o Professor José Machado da Silva, “o apoio concedido pelo COMPETE permitiu dar continuidade ao trabalho anteriormente iniciado no projeto “SensecardioHealth” e foi essencial para o estabelecimento deste consórcio, dando um impulso acrescido para o sucesso do projeto.

O SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional visa o crescimento e reforço do sistema científico e tecnológico nacional, tornando-o mais competitivo e agilizando a articulação entre os centros de saber e as empresas.”

2.2 SAESCTN | Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional 

O projeto SIVIC foi apoiado pelo COMPETE (Programa Operacional Factores de Competitividade) e pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN). Envolveu um investimento elegível de 195 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 166 mil euros.

O projeto, liderado pelo Professor José Machado da Silva do INESC TEC, contou ainda com a Universidade da Beira Interior, que desenvolveu o suporte têxtil vestível e a Universidade do Minho que desenvolveu os sensores de pressão. Contou, também, com a supervisão e apoio especializado de um cardiologista e membros técnicos do centro de cardiologia do Hospital da Cova da Beira.

 

3. Projeto | SIVIC: Sistema Portátil Integrado de Vigilância Cardiovascular

3.1 Enquadramento

Nos países da União Europeia e da América do Norte a longevidade das populações tende a aumentar exigindo tratamentos efetivos e seguros para doenças do foro cardiovascular. O aneurisma da aorta abdominal (AAA) é uma patologia com elevada taxa de incidência em idosos, de elevado risco, sendo a aorta a maior artéria do corpo humano e que transporta sangue oxigenado para as outras artérias. Se atempadamente detetado, o AAA pode ser geralmente reparado através de cirurgia de tórax aberto ou por reparação endovascular (EVAR).

3.2. Descrição

Um stent-graft dotado de vários sensores permite uma observação mais rigorosa da pressão no interior do saco do aneurisma, e, em caso de falha de um sensor, outro na proximidade pode ainda fornecer informação evitando a necessidade de intervenção médica; os sensores de pressão são biologicamente compatíveis, apresentam linearidade e sensibilidade adequadas, e estão indutivamente acoplados à unidade eletrónica de leitura, por sua vez embebida no vestuário, na região do peito do paciente.

3.3 Resultados

Os principais resultados do projeto são, além do dispositivo têxtil vestível para captura de ECG, um conjunto de sensores de pressão (CSP) integrados no próprio stent-graft, e ainda um sistema eletrónico de leitura (por radiofrequência) dos sinais ECG e do CSP e envio da informação agregada para uma unidade externa de processamento de dados, nomeadamente um telemóvel.

A unidade de leitura integrada compreende assim os módulos eletrónicos de captura dos sinais de ECG e de CPS. Esta unidade deve ser leve, de baixo consumo, com autoteste integrado, e facilmente imbebível no vestuário têxtil. Os dados ECG são usados para registo de ECG regular, mas também para sincronização dos sinais CPS capturados no período de pressão sistólica do ciclo cardíaco. Toda a informação é então agregada e transmitida para posterior processamento numa unidade externa. Esta trata e apresenta a informação, designadamente um simples ECG, ou os sinais completos de ECG e CPS para diagnóstico da condição do stent-graft. Metodologias de fusão de dados multimodal são adotadas para obter um sistema com elevada fiabilidade de medida e características de dependabilidade.

As figuras seguintes ilustram o mock-up produzido para demonstração da unidade de captura do ECG (12-lead). Esta unidade pode ser reconfigurada para captura também do ritmo respiratório.

 

4. Links

29/12/2015 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE