Universidade do Minho
A Universidade do Minho (UMinho) é hoje claramente uma Universidade de Investigação. Isso reflete-se na posição que tem vindo a assumir nos principais rankings internacionais.
A UMinho tem também um grande número de projetos financiados pelo Compete 2020, quer na qualidade de promotor quer como parte de consórcios promovidos por empresas que contam com o Know how da Universidade do Minho para a sua concretização.
A Universidade tem também um conjunto de Programas Doutorais financiados pela FCT em diversos domínios científicos. A UMinho participa em 22 Programas de Doutoramento, dos 96 financiados pela FCT, coordenando 9 destes Programas, o que corresponde a cerca de 650 bolsas de Doutoramento. Existem na UMinho neste momento cerca de 900 bolsas de investigação, de diversas tipologias, atribuídas no âmbito de projetos em curso.
Atualmente tem a decorrer mais de 450 projetos apoiados pelos Programa Operacionais do Portugal 2020 envolvendo um investimento elegível de 124 milhões o que representa um incentivo de 60 milhões de euros.
No caso concreto do Compete 2020, a universidade do Minho é beneficiária de 267 projetos, a grande maioria deles no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica.
Pode conhecer alguns destes projetos nos artigos:
> Projecto Exhaust2Energy quer converter calor dos gases de escape em eletricidade
Um projeto liderado pela Universidade do Minho (UMinho), com a participação da Universidade do Porto e do Instituto Superior Técnico. O projeto pretende desenvolver um sistema inovador de recuperação da energia perdida no escape dos automóveis para produção de eletricidade. A multinacional BorgWarner (EUA), assim como a Cimpor e a Lipor já demonstraram interesse na tecnologia
> A Universidade do Minho desenvolve dois novos e inteligentes dispositivos médicos
Um projeto de investigação promovido pela Unidade de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos da Escola de Engenharia da Universidade do Minho ( vai desenvolver dois dispositivos médicos: uma sonda neural multifuncional (invasiva/não invasiva, óptica e térmica) e uma prótese de anca inteligente . Dispositivos que oferecem novas funcionalidades inteligentes de diagnóstico e de terapia.
> Coded-FISH: Universidade do Minho desenvolve ferramenta inovadora
Este projeto visa combinar técnicas com análise/marcação combinatória para criar uma metodologia codificada por cores, permitindo assim uma detecção rápida, robusta e em multiplex de patogénicos e de genes resistentes a antibióticos.
> SkinChip: Dispositivo de microfluídica inovador baseado em celulose capaz de suportar a modelação 3D de pele
O projeto tem como objetivo apresentar, pela primeira vez, um sistema à base de celulose, inovador, de baixo custo, seguro, descartável, sustentável, capaz de suportar o crescimento de um modelo funcional de pele.
> UMinhoTech - Technology for Future
O projeto UMinhoTech - Technology for Future, promovido pela PIEP e cofinanciado pelo COMPETE 2020, visa potenciar a valorização económica dos resultados de I&D produzidos pela Universidade do Minho e pelas suas Interfaces Tecnológicas, e reforçar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor empresarial.
> ABSOLAR: uma aposta no enorme potencial da energia solar
O projeto visa o desenvolvimento de um revestimento de 4 a 5 camadas para absorção seletiva da radiação solar para aplicações que utilizem a tecnologia solar térmica concentrada