Projeto Turtle recebe apoio de fundos estruturais europeus
O projeto, promovido pela A. Silva Matos - Metalomecânica SA em consórcio com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), INESC-TEC e o Centro de Investigação Naval (CINAV), visa o desenvolvimento de tecnologias-chave para a presença sustentável e de largo prazo no oceano profundo.
1. Síntese
O projeto Turtle – Autonomous Support System for SubSea Operations fornece um conjunto de ferramentas para acelerar os testes de campo de novas tecnologias para sistemas de observação continuada do oceano.
As soluções Turtle são reposicionáveis, através de uma rede móvel heterogénea, constituindo-se como uma alternativa às estruturas fixas, geralmente utilizadas para amenizar os desafios da profundidade.
O objetivo global do projeto Turtle - Autonomous Support System for Subsea Operations visa o desenvolvimento de tecnologias-chave para a presença sustentável e de largo prazo no oceano profundo.
Pretende-se contribuir para esse objetivo através do desenvolvimento de:
- estruturas de alto rendimento capazes de lidar com a pressão mecânica, com maior desempenho na relação peso/rigidez e com menos custos de fabricação;
- novas tecnologias de eficiência energética de descida e subida a serem incorporados em veículos robóticos.
Os resultados deste projeto estão orientados para o mercado dual associado ao lado da defesa e segurança e, por outro, à monitorização do impacto das atividades industriais do Oil & Gas.
O consórcio estabelecido para desenvolver o projeto possui uma larga experiência em desenvolvimento de projetos de I&D e é composto por:
- A Silva Matos Metalomecânica
- INESC-TEC
- ISEP
- CINAV
O projeto teve o seu início em janeiro de 2014 e terminou no final de junho de 2015.
2. Enquadramento no COMPETE
> Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
Apoiado pelo COMPETE, o projeto Turtle - Autonomous Support System for Subsea Operations desenvolveu tecnologias-chave para a presença, sustentável e de largo prazo, no oceano profundo.
Desenvolvido no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, o projeto envolveu um investimento total de 1.289.645€ e um incentivo FEDER de 773.898€.
> Testemunho
Conforme refere Cláudia Matos Pinheiro “o projeto Turtle é uma clara mais valia para A. Silva Matos Metalomecânica SA, pois insere-se num domínio de futuro, com clara conexão com a área de atuação da empresa mas numa vertente potenciadora da estratégia desenhada e, que permitirá crescimento futuro. Imbuído de conceitos inovadores, o Turtle é sem duvida uma aposta estratégica de todos os membros do consórcio.”
3. Links
Site | A. Silva Matos - Metalomecânica SA |http://www.asilvamatos.pt/#/pt/grupo/asm-metalomecanica/
Site | INESC-TEC | https://www.inesctec.pt/
Site | ISEP | https://www.isep.ipp.pt/
Site | CINAV | http://cinav.marinha.pt/PT/Paginas/Homepage.aspx