COMPETE 2020 já aprovou 110 milhões de euros de investimento para projetos no setor do Turismo .
Portugal tem no setor do Turismo a sua maior actividade exportadora. Representa 15,3% das exportações de bens e serviços, gera emprego e é um fator crucial de desenvolvimento regional e local, tendo impato numa multiplicidade de setores económicos.
A trajectória de crescimento é inegável quando analisamos os indicadores: número de hóspedes, número de dormidas, receitas… mas a descapitalização das empresas do setor e a diminuição das qualificações dos trabalhadores do setor são desafios cruciais para que Portugal mantenha a sua posição no TOP 15 dos destinos turísticos mais competitivos do Mundo (World Economic Forum).
Os fundos da União Europeia são fundamentais para estes desafios: investimento e qualificação profissional, sempre alinhados com a Estratégia que venha a ser delineada. De acordo com a monitorização mensal dos Sistemas de Incentivos (dados a 31 de julho 2016) foram aprovados no PT 2020, 160 milhões de euros de investimento para projetos do setor do turismo, representando os projetos apoiados pelo COMPETE 2020, 69% deste montante.
Estes projetos que apresentamos, como outros apoiados pelo programa, reflectem a preocupação em estimular modelos de negócios assentes numa arquitetura de diferenciais competitivos sustentáveis, quer a montante na cadeia de valor através da excelência de processos e produtos dificilmente replicáveis, quer a jusante numa orientação clara de mercado e entendimento dinâmico de requisitos de consumidores sofisticados com origem em mercados de forte poder aquisitivo que demonstram apetência por ofertas de elevado valor agregado e pelas quais estão dispostos a pagar prémios de preço.