Ribatejo Empreende: Apoios à criação de empresas no Ribatejo
A NERSANT tem um novo projeto, apoiado pelo COMPETE 2020, através do qual irá criar e dinamizar um conjunto de ferramentas e atividades de atração e fomento do empreendedorismo qualificado e criativo e de apoio à criação de novas empresas no Ribatejo, sobretudo em setores de alta e média-alta tecnologia, uso intensivo de conhecimento e indústrias culturais e criativas.
1. Síntese
O projeto “Ribatejo Empreende”, promovido pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e cofinanciado pelo COMPETE2020, visa promover o espirito empresarial no Ribatejo, através da dinamização e criação de actividades e ferramentas que permitam fortalecer o ecossistema empreendedor, no sentido de fomentar a cultura empreendedora, promover a geração de ideias inovadoras, capacitar os empreendedores e os seus projetos e assim promover e apoiar a criação de novas empresas nesta Região.
2. Enquadramento no COMPETE 2020
2.1 Testemunho | António Campos | Presidente da Comissão Executiva da NERSANT
“A NERSANT dinamiza projetos de promoção do Empreendedorismo já desde 1998 através dos quais tem vindo a contribuir para o fomento de uma cultura empreendedora e para o apoio na criação de novas empresas no distrito de Santarém. Consideramos o Ribatejo Empreende um projeto estruturante no reforço do ecossistema empreendedor da região na medida em que através do mesmo poderemos criar novas ferramentas de suporte e dinamizar atividades de capacitação dos empreendedores, colocando, neste projeto, um foco especial nas questões da Inovação e do Financiamento.
A criação destas novas ferramentas e dinamização destas atividades só é possível no âmbito de projetos SIAC, sendo o envolvimento do COMPETE 2020 absolutamente decisivo.”
2.2 Sistema de Apoio a Acções Coletivas
O projeto “Ribatejo Empreende” foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC). Promovido pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, o projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 516 mil euros, dos quais 438 mil euros são provenientes do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
3. Descrição do Projeto | Ribatejo Empreende
3.1 Âmbito
O projeto “Ribatejo Empreende” incide na área da Promoção do Espírito Empresarial, cuja implementação se realizará nas sub-regiões NUT III da Lezíria do Tejo (Alentejo) e do Médio Tejo (Centro).
O projecto foca-se na dinamização de iniciativas de detecção e estímulo ao empreendedorismo inovador, qualificado e criativo, na dinamização de iniciativas de mentoria e coaching para apoio ao desenvolvimento, maturação e capacitação de ideias inovadoras e na dinamização de actividades de aproximação entre empreendedores e financiadores com preparação de Pitchs e realização de Mercados de Financiamento. O projeto tem ainda uma componente importante de comunicação que permitirá dar a conhecer o ecossistema empreendedor da região e as vantagens que o mesmo apresenta para quem pretende empreender.
3.2 Objetivos
O objetivo do projeto “Ribatejo Empreende” é o de contribuir para criar ferramentas e dinamizar actividades que suportem a realização de um apoio eficiente ao empreendedorismo, designadamente a nível do ecossistema empreendedor da região e da criação de um ambiente facilitador e estimulante para o aparecimento de mais projectos inovadores, qualificados e criativos, que resultem na criação de novas empresas que respondam ao desafio da internacionalização competitiva da economia portuguesa.
Através da dinamização do projecto pretende-se fomentar o espírito empresarial e a inovação, sobretudo junto do público jovem qualificado, e pretende-se também capacitar os empreendedores e os seus projetos, maturar e acelerar ideias, informar sobre soluções de financiamento e apoiar a aproximação entre os projectos e os potenciais financiadores, bem como promover o acesso a redes e parceiros que facilitem a estruturação e operacionalização dos novos negócios tendo em vista o nascimento de novas empresas orientadas para o mercado global, sobretudo em setores de alta e média-alta tecnologia, uso intensivo de conhecimento e nas industrias culturais e criativas.
Este projeto também pretende contribuir para a melhora da taxa de sobrevivência das novas empresas a 2 anos nas regiões do Alentejo e do Centro, contribuir para aproximar a Taxa de Atividade Empreendedora no Alentejo e no Centro da média nacional, contribuir para diminuir a idade média do empreendedor nestas regiões e ainda contribuir para a melhoria da proporção nacional de nascimentos de empresas em setores de alta e média-alta tecnologia e uso intensivo de conhecimento no total de nascimentos.
4. Atividades
Este projeto, cuja implementação será visível já a partir de setembro de 2016, contempla um conjunto de atividades verdadeiramente inovadoras, nomeadamente:
- Programa de visitas de empreendedores a empresas inovadoras e centros tecnológicos
- Roadshow de fomento do empreendedorismo qualificado e criativo no Ribatejo que percorrerá toda a região realizando também incursões em regiões vizinhas para apresentar as vantagens de empreender no Ribatejo
- 4 concursos de ideias focados nos atuais desafios societais e nas prioridades das Estratégias de Especialização Inteligente das regiões Centro e Alentejo, com a atribuição de Prémios aos projetos vencedores
- 4 Mercados de Financiamento, sessões ao estilo “Shark Tank”, onde os empreendedores terão oportunidade de apresentar os seus projetos a potenciais financiadores. A participação nestes mercados vai incluir um acompanhamento prévio para preparação dos Pitchs
De referir que os empreendedores terão acesso a workshops de capacitação e a consultoria para a validação técnica, tecnológica ou comercial dos seus projetos, bem como para o desenvolvimento e aceleração dos mesmos.
5. Resultados esperados
No que diz respeito aos resultados a alcançar o projeto “Ribatejo Empreende” tem como objetivo direto a criação de pelo menos 12 novas empresas em setores de alta e média-alta tecnologia e uso intensivo de conhecimento e de pelo menos 12 empresas em indústrias culturais e criativas.
No que diz respeito ao número de empreendedores envolvidos o projecto visa promover o empreendedorismo qualificado e criativo junto de pelo menos 1.000 jovens universitários através da realização de um roadshow e pretende envolver diretamente, no processo de capacitação, um mínimo de 50 projetos.
No que diz respeito às ferramentas e actividades espera-se que do projecto resulte a criação de novas metodologias e ferramentas que ficarão posteriormente à disposição do ecossistema empreendedor da região fortalecendo assim as competências de apoio aos empreendedores. Entra estas metodologias e ferramentas destacam-se a criação de:
- Webinars de capacitação,
- uma metodologia de apoio ao desenvolvimento de Modelos de Negócio,
- uma metodologia de validação/valorização de ideias,
- uma ferramenta de comunicação entre parceiros da rede regional de apoio ao empreendedorismo para facilitar o encaminhamento e acompanhamento de processos
- uma ferramenta de divulgação on-line de projectos inovadores.
6. Links úteis