GIIP: Gestão Inteligente de Infraestruturas Portuárias

 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto GIIP visa a criação de um sistema de gestão inteligente de infraestruturas portuárias, contemplando a avaliação do estado de conservação das infraestruturas, a sua monitorização, parametrização de tipologias de danos e análise de risco, constituindo uma inovadora ferramenta de apoio à decisão.
 
 
1. Síntese
 
O projeto GIIP visa a criação de um sistema de gestão inteligente de infraestruturas portuárias. Contempla a avaliação do estado de conservação das infraestruturas, a sua monitorização, parametrização de tipologias de danos e análise de risco. A solução a desenvolver será baseada numa plataforma modular de apoio à tomada de decisão relativamente à gestão integrada de ativos portuários, assente na aplicação de modelos/algoritmos avançados de análise e previsão da degradação estrutural e funcional de ativos e na consideração de critérios de natureza técnica, económica e ambiental.
 
 
Neste contexto, a solução GIIP implica o desenvolvimento de:  
• uma arquitetura global de um sistema para gestão de infraestruturas portuárias, que acople várias ferramentas avançadas de sensorização;   
• modelos de previsão da performance de ativos portuários, que permitam aferir a curto, médio e longo prazo, a sua condição ou risco associado; 
• uma plataforma modular que permita priorizar necessidades de intervenção e de inspeção, de uma forma integrada e otimizada, tendo em consideração a relação custo benefício. 
A solução GIIP reveste-se de um caráter inovador a nível internacional, na medida em que proporciona uma visão abrangente sobre necessidades de intervenção de uma forma integrada, potenciando a intermodalidade e a interoperabilidade de diversos ativos.
 
 
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto GIIP - Gestão Inteligente de Infraestruturas Portuárias envolveu um investimento elegível de cerca de 785 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 546 mil euros.
 
 
3. Links
 
3Maps | Website 
APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo | Website 
Universidade do Minho | Website 
Laboratório Nacional de Engenharia Civil | Website 

13/04/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia