Maçarico nas mesas do Mundo

Um modelo de internacionalização assente no conhecimento de cada mercado, no estabelecimento de relações comerciais sólidas com cada cliente e na capacidade de desenvolver produtos adaptados aos gostos e exigências de cada mercado.

 

Projeto

A Maçarico apresenta um histórico de exportações desde os anos setenta do século passado. Tem feito parte dos seus objetivos, desde a sua fundação, na década de 30, a venda de produtos, sobretudo de azeitona, para os mercados externos.

O que começou por ser uma venda reduzida, sobretudo para os mercados da saudade, tem, nos últimos anos vindo a adensar-se com o aumento do número de países para onde a Maçarico exporta e com a diversificação dos produtos comercializados, representando atualmente as exportações cerca de 45% do volume de negócios da empresa.

A Maçarico exporta já para todo o mundo, estando presente em todos os continentes com os seus produtos, comercializados em 50 países.

A Maçarico pretende reforçar a sua atividade nos mercados externos quer seja através do aumento de quota de mercado nos países em que já está presente, quer através do aumento no número de países para onde exporta.

De forma a cumprir este desiderato a empresa delineou um projeto materializado num plano de investimentos que contempla a realização de missões de prospeção, a presença em feiras de referência no setor que opera, um reforço da presença on-line e em redes internacionais, o lançamento de novos produtos e a certificação de marcas e produtos para entrada em mercados específicos.

Se por um lado a realização de missões de prospeção se restringe aos mercados em que a empresa já está presente, com o intuito de alargar as relações comerciais já existentes a novos clientes, a presença em feiras de extrema importância e renome no setor pretende o contacto com agentes comerciais de todo o mundo e a captação de clientes nos mercado onde a empresa pretende penetrar.

Os modelos de internacionalização da empresa são assentes no incremento do conhecimento de cada mercado, no estabelecimento de relações comerciais sólidas com cada cliente e na capacidade de desenvolvimento de produtos adaptadas aos gostos e exigências de cada mercado.

Na sequência dos contactos com duas importantes marcas nos EUA, torna-se premente que a empresa adquira a certificação IFS, sob pena de perderem oportunidades de negócio de extrema importância e que podem comprometer drasticamente o volume de negócios internacional da empresa. Por outro lado, verifica-se que no mercado dos EUA existem requisitos específicos que se prendem com os respetivos hábitos alimentares (ex: os pickles consumidos têm sabor agridoce), o que obriga a empresa a um esforço de desenvolvimento de produto ao qual deverá estar associada uma nova forma de comunicação através das embalagens e respetivos rótulos. Dada a exigência declarada deste novo mercado será necessário apostar na componente organizacional ligada à gestão de produção e rastreabilidade de produto, assim como toda a vertente ligada ao serviço, com importantes intervenções ao nível da logística.

 

Apoio

O projeto promovido pela Maçarico foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, com um Investimento elegível de 651 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 293 mil euros.

 

Entidade Promotora

A Maçarico é líder destacada de conservas alimentares em Portugal, marcando presença em todas as cadeias de distribuição. A nível internacional exporta para todos os continentes, posicionando-se como uma das maiores unidades industriais de azeitona.

A Maçarico é sinónimo de Tradição e de Qualidade.

14/12/2016 , Por Célia Pinto