MCTool21: Manufacturing of cutting tools for the 21st century
Empresa
A Inovatools oferece ferramentas de corte de alto desempenho adaptadas às necessidades dos clientes.
O core business da empresa são ferramentas de corte especial que permitem que os clientes consigam aumentar a produtividade nas operações de corte.
É uma empresa que investe em pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras e de alto valor acrescentado, sendo esta área um fator crucial para o crescimento e sucesso da Inovatools no mercado.
Enquadramento
O projeto desenvolverá ferramentas de corte especiais que serão colocadas no mercado com propriedades superiores como por exemplo capacidade de auto adaptação durante as operações de corte. Este aspeto inovador das novas ferramentas vai permitir um aumento de produtividade e uma redução de custos de produção e manutenção para os clientes. Por outro lado, falamos de ferramentas que têm um melhor desempenho e um tempo de vida útil maior.
O objetivo é oferecer um produto fortemente inovador que permita: ampliar o portfólio de produtos e serviços por forma a ganhar novos clientes e continuar a prestar um bom serviço aos clientes existentes
Os produtos resultantes deste projeto terão potencial para fortalecer a reputação da marca em mercados estrangeiros onde a concorrência é muito agressiva.
A Inovatools, sendo um líder no mercado europeu, na produção de ferramentas de corte, verá reforçada a sua posição no mercado global com a oferta deste produto inovador.
A Inovatools acredita que com esta parceria internacional conseguirá crescer e reforçar a sua presença no mercado externo, possibilitando até a entrada em novos mercados. Acreditamos que no decurso do projeto iremos adquirir novos conhecimentos e alcançar soluções inovadoras. O desenvolvimento de novas geometrias e um sistema de revestimentos superior, neste trabalho de copromoção, permitirá melhorar os nossos produtos e a resposta às necessidades dos nossos clientes.
Projeto
O sucessivo aumento das velocidades de corte e redução de líquidos lubrificantes em operações de corte de alta velocidade exigem novas propriedades dos materiais das ferramentas. Esta situação é particularmente visível e importante nas indústrias aeroespacial e automóvel, onde a degradação prematura das ferramentas é observada durante o corte dos materiais considerados difíceis de maquinar.
Diversas soluções têm vindo a ser implementadas e desenvolvidas para melhorar a maquinação dessas ligas, sendo a aplicação de filmes finos depositados por técnicas de pulverização catódica (uma técnica de deposição de materiais usada para recobrir uma superfície) as mais promissoras. No entanto, essas soluções não permitem atingir altas velocidades de corte e eliminação de lubrificação líquida.
Recentemente num projeto exploratório em parceria com AUSTIN foi desenvolvido com sucesso um novo sistema de revestimentos capaz de melhorar a maquinação desses materiais na ausência de lubrificantes. Os resultados mostraram que a adesão do material a maquinar ao revestimento é evitada com uma diminuição significativa do coeficiente de atrito, impedindo a formação de arestas postiças que frequentemente levam à falha prematura destas ferramentas.
Face a esta realidade, e aproveitando o trabalho já em desenvolvimento juntamente com o desejo de querer reforçar a sua presença no mercado, o consórcio deste projeto pretende:
-
transpor os revestimentos desenvolvidos em laboratório para uma escala industrial
-
desenvolver ferramentas de simulação que permitam otimizar a forma/geometria das ferramentas e prever os parâmetros de corte ideais que permitam maquinar eficientemente os materiais e aumentar o tempo de vida da ferramenta.
O sucesso da aplicação industrial deste sistema de revestimentos permite antever ganhos de produtividade e um aumento da competitividade da empresa.
O projeto desenvolverá novas ferramentas de corte com potencial para a produção de componentes na indústria automóvel e aeronáutica.
Consórcio
Liderado pela Inovatools, este projeto reuniu para seu desenvolvimento um consórcio formado por 2 co-promotores e um parceiro internacional:
> Universidade de Coimbra, Universidade do Minho e Universidade de Austin
Apoio Compete 2020
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção na vertente de Parcerias Internacionais, envolvendo um investimento elegível de 886 mil de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 648 mil euros.