TEXBION: Estruturas têxteis sintéticas obtidas a partir de fontes renováveis
O projeto TEXBION visa o desenvolvimento de estruturas têxteis, a partir de fibras sintéticas produzidas com polímeros termoplásticos de base biológica, passíveis de serem utilizados em processos têxteis convencionais, e de serem tingidas com recurso a corantes naturais e processos sustentáveis.
A TINTEX
A TINTEX tem como missão a oferta de uma ampla gama de soluções inovadoras, diferenciadoras e sustentáveis, baseadas nas estruturas têxteis que produz.
A Empresa investe na constante procura de soluções inovadoras e de valor acrescentado que renovem os seus produtos e que potenciem o seu posicionamento no mercado. A demanda da empresa é ir de encontro às preocupações do setor têxtil que procura alternativas mais ecológicas para aplicações convencionais.
Assim, a obtenção de soluções avançadas de próxima geração, vão permitir manter o desempenho dos produtos já existentes, substituindo-os por alternativas ecologicamente viáveis.
Enquadramento
Considerando a competitividade da indústria têxtil, e a crescente sensibilização e consciencialização dos consumidores, é cada vez mais importante procurar soluções económicas e ambientalmente sustentáveis. Neste contexto, surge o projeto TEXBION, resultado das necessidades de mercado identificadas pela empresa TINTEX, e cujo principal objetivo é o desenvolvimento de estruturas têxteis sintéticas coloridas produzidas a partir de matéria prima proveniente de fontes renováveis.
A utilização de polímeros de origem biológica será explorada com recurso a processos inovadores de funcionalização e de extrusão de fibras passíveis de serem submetidas aos diferentes processos têxteis, nomeadamente tricotagem e tingimento. Igualmente, a utilização de corantes naturais será alvo de estudo através do desenvolvimento de métodos de tingimento adequados aos substratos desenvolvidos.
Com este projeto, a TINTEX pretende apostar numa estratégia de inovação e desenvolvimento de produtos diferenciadores, através de soluções económicas e ambientalmente sustentáveis, e tendo como objetivo a valorização dos seus produtos, aumentando a sua quota internacional e entrada em novos segmentos de mercado.
>Pedro Magalhães, Diretor de Inovação |
O projeto TexBION enquadra-se na estratégia de futuro da empresa, alicerçada tanto no que se refere à inovação de produto como à cada vez mais crescente preocupação relativa à sustentabilidade em todos os passos da cadeia de valor têxtil. Após a realização de dois projetos no âmbito do tingimento natural – Algo.Natur e PICASSo – a evolução para o desenvolvimento de substratos têxteis, com um menor impacto ambiental, desenvolvidos a partir da utilização de biopolímeros, e a sua conjugação com este inovador processo de tingimento, surgiu como um passo natural. Passo a passo, a empresa no seu dia a dia, desenvolve trabalho tendo em vista o objetivo final de desenvolvimento de um material têxtil com o menor impacto ambiental possível tanto ao nível da sua origem como ao nível do seu processamento. Este objetivo ambicioso é ainda possibilitado pela parceria com o Centi, o que nos permite o desenvolvimento de fios inovadores, desenvolvidos a partir de biopolímeros, fundamentais para a persecução dos objetivos do projeto. O nível de ambição e inovação que o projeto acarreta é apenas possível pelo apoio prestado, em diversos níveis, pelo COMPETE2020. |
Projeto TEXBION
O projeto inovador TEXBION, visa o desenvolvimento de estruturas têxteis sintéticas baseadas exclusivamente em fontes biológicas e processos sustentáveis, quer ao nível dos polímeros utilizados no fabrico das fibras, quer ao nível dos corantes e processos de tingimento nelas aplicados.
O projeto assenta na valorização de novos materiais e matérias-primas através da exploração das suas propriedades, com recurso à aplicação de tecnologias avançadas de processamento para produzir produtos têxteis.
Uma das grandes tendências de consumo relaciona-se com a adoção de atitudes ambientalmente sustentáveis, denotando-se um interesse crescente em produtos de base natural. Reflexo da crescente sensibilização e consciencialização, os consumidores estão hoje mais informados e conscientes do impacto ambiental dos seus estilos de vida e padrões de consumo, começando a preferir produtos sustentáveis, como é o caso dos eco têxteis.
Ao longo do tempo, o sector têxtil tem provado a sua versatilidade e capacidade de adaptação a novas realidades e exigências dos mercados. Contudo, ao nível da sustentabilidade, as matérias primas utilizadas na produção de fibras sintéticas permanecem praticamente imutadas, limitando seriamente a substituição das fibras sintéticas atuais por outras alternativas mais sustentáveis. Porém, devido ao aparecimento de novos processos e materiais como resultado da evolução tecnológica atual, é possível agora que polímeros de origem biológica concorram e substituam os polímeros tradicionalmente utilizados na indústria têxtil, na produção de fibras sintéticas como o poliéster ou a poliamida por exemplo. Esta substituição permitirá não só reduzir radicalmente o impacto ambiental da produção de têxteis sintéticos, como criar estruturas com propriedades diferenciadoras e novas funcionalidades. Já no que concerne às etapas de coloração de substratos têxteis, novas soluções têm já sido exploradas pela TINTEX com sucesso, na sequência dos projetos ‘Algo.Natur’ e ‘Picasso’.
É assim estratégia da empresa continuar a apostar em oferecer aos clientes produtos de valor acrescentado e com elevado potencial de crescimento, como é o caso dos substratos têxteis eco sustentáveis. Deste modo, este projeto será focado na produção de estruturas têxteis a partir de fibras sintéticas produzidas exclusivamente com biopolímeros e passíveis de serem tingidas com recurso a corantes naturais por processos sustentáveis.
Objetivos e metas do projeto
Os objetivos de I&I definidos no âmbito do projeto TEXBION, são os seguintes:
-
Seleção, caracterização e composição de biopolímeros provenientes de fontes renováveis de forma a que se adequem aos requisitos da indústria têxtil;
-
Desenvolvimento de fibras têxteis sintéticas de biopolímeros, capazes de suportarem processos de produção têxtil e de serem submetidas a processos de tingimento;
-
Desenvolvimento de estruturas têxteis sintéticas de biopolímeros, com características finais adequadas a aplicações especificas, nomeadamente tingimento, através de técnicas de funcionalização de superfície; e
-
Desenvolvimento de processos de tingimento natural das estruturas têxteis sintéticas desenvolvidas, passíveis de scale-up e consequente industrialização, dentro dos ciclos produtivos da empresa.
O projeto TEXBION pretende reforçar um dos principais valores que tem pautado a existência da TINTEX – o comprometimento ambiental. Efetivamente, a sustentabilidade ambiental constitui a bandeira do TEXBION que será abordada por diferentes vias tecnológicas, nomeadamente funcionalização de polímeros e fibras de origem biológica e o tingimento de têxteis desenvolvidos por métodos sustentáveis de bicoloração.
Ao pretender implementar uma nova solução de produtos com base em materiais eco sustentáveis o TEXBION constitui uma alavanca tecnológica ao processo atual da empresa, que desde há vários anos tem ambicionado investir em produtos diferenciadores que assentem numa visão estratégica de eficiência, qualidade, ambiente e saúde.
Com a exploração de materiais de origem natural como é caso dos bipolímeros e dos corantes naturais, a TINTEX pretende dar resposta às exigências do consumidor final, na procura de soluções funcionais e sustentáveis.
Apoio
O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 743 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 538 mil euros.