Portuguese Fashion News
O projeto Portuguese Fashion News 2015-2017 procura contribuir para o aumento de competitividade da Indústria Têxtil e de Vestuário (ITV) portuguesa, através da alteração do seu foco, direcionando-o para a criação de uma oferta inovadora e diferenciada.
O Portuguese Fashion News, que é promovido pela Associação Seletiva Moda, é um projeto que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos e se define por um conjunto de atividades demonstradoras e qualificadoras, assentes em três eixos fundamentais: i) Aumento das exportações; ii) Afirmação da marca Portugal e iii) Promoção da inovação junto das indústrias do Setor, via utilização de novos materiais e tecnologias incorporadas nos próprios produtos, utilização de novas tecnologias de produção e/ou através da criatividade e do design.
Para isso, procura-se dotar as empresas de instrumentos adaptados à facilitação da conquista de novos mercados pela valorização de imagem da ITV nacional e à internalização dos processos inovadores.
O projeto Portuguese Fashion News consubstancia-se, desta forma, num plano de ações integradas, direcionadas transversalmente à área da Moda, com repercussões que se estendem dos tecidos, à confeção e, em especial, aos têxteis técnicos com as suas múltiplas e crescentes aplicações seja em produtos especializados, náuticos, de segurança, para criança, seja para Casa, Arquitetura ou Design Urbano, Automóvel, etc.
O projeto pretende atingir quatro objetivos, nomeadamente:
1 - Apoiar a internacionalização da indústria da Moda do vestuário e das diversas áreas do têxtil, nomeadamente dos têxteis técnicos e dos têxteis inteligentes -, reforçando a presença em mercados tradicionais e conquistando novos mercados;
2 - Apoiar a subida na escala de valor da indústria de Moda nacional, designadamente pela adoção de fatores de competitividade, como a inovação, a tecnologia, a qualidade dos produtos e do serviço prestado, o design e a moda;
3 - Fomentar a alteração de posicionamento da indústria da Moda nacional para segmentos de maior valor acrescentado (criação de Marcas, utilização de Têxteis Técnicos e Funcionais, utilização de Novos Materiais);
4 - Apoiar a divulgação do novo posicionamento competitivo dos produtos nacionais (segmentos de gama média alta e alta) e valorizar a imagem da indústria portuguesa.
Este projeto está estruturado em 4 edições, uma realizada em 2015, duas em 2016 e uma em 2017 e corresponde à cobertura da apresentação de duas edições anuais na apresentação das coleções Primavera-Verão e Outono-Inverno, disseminado as ações no país, essencialmente no Norte, Centro e em menor escala no Alentejo.
Em cada uma das edições realiza-se um conjunto de eventos, delineados por forma a alcançar os objetivos propostos, nomeadamente:
- A realização de cinco Fóruns abrangendo as tendências de tecidos e confeção, novos talentos, o que á de mais moderno, tecnológico e inovador e novas tendências do universo criança;
- A apresentação (Inovação & Desfile) em passerelle de coleções altamente inovadoras, decorrentes da aplicação de têxteis técnicos, inteligentes, funcionais, entre outros;
- Um gabinete de apoio (Roteiro da Moda), que funciona em regime de permanência, com apoio e informação relativos à estação em causa, Primavera-Verão ou Outono-Inverno;
- A divulgação de novas práticas de promoção de moda no universo digital, através do evento “Fashion Film Festival”;
- Os produtos apresentados no salão “Defence Opportunities” caem dentro dos têxteis técnicos vocacionados para a proteção pessoal e de bens e para a proteção ambiental;
- O salão “Sustainable Production & Green Products” tem como objetivo a divulgação das novas tendências tecnológicas, com particular destaque para os bio-têxteis, cuja produção assenta em mecanismos de preservação do meio ambiente;
- No salão “Architecture and Construction” são apresentadas soluções de aplicações de Têxteis Inteligentes no âmbito da arquitetura e construção;
- A ação Moda do Futuro consiste em trazer para a passerelle os novos materiais, sob a forma de coleções de Moda desenvolvidas pelos principais nomes nacionais e também internacionais.
Entre os parceiros principais da Associação Seletiva Moda estão a Universidade do Minho, a Universidade da Beira Interior, o CITEVE - Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e Vestuário de Portugal, a ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, a ANIL - Associação Nacional da Indústria de Lanifícios, o Portugal Fashion e o British Council.
Para o Dr. Manuel Serrão, Administrador da Associação Selectiva Moda:
|
Manuel Serrão |
Apoio do COMPETE 2020
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível FEDER de 2.137 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 1.816 mil euros.