Greenmed aposta na gestão da informação baseada nas TIC

Em declarações ao COMPETE 2020, Miguel Almeida, sócio-gerente da Greenmed enfatizou o fato do apoio deste Programa ter permitido à empresa "munir-se de ferramentas informáticas e recursos humanos necessários para enfrentar os novos desafios”, bem como “tornar-se uma empresa mais eficiente e competitiva.” 
 
 
1. Síntese
 
Em declarações ao COMPETE 2020, Miguel Almeida, sócio-gerente da Greenmed comentou que o presente projeto visou reforçar a presença da empresa no mercado interno, bem como expandir para o mercado da África Ocidental.
 

 

“O Programa COMPETE 2020 permitiu à nossa empresa munir-se de ferramentas informáticas e recursos humanos necessários para enfrentar os novos desafios que o mercado nos apresenta, ajudando a GreenMed a tornar-se uma empresa mais eficiente e competitiva. 
O apoio da equipa do COMPETE 2020 foi essencial para o cumprimento dos objetivos propostos, assegurando todos os esclarecimentos necessários, assim como o rápido reembolso dos valores acordados. 
Assim, com a conclusão dos projetos apresentados, estamos todos mais preparados para contribuir para o desenvolvimento da economia de Portugal”.
 
 
2. Sobre o projeto 
 
A Greenmed dedica-se à comercialização e distribuição de medicamentos e dispositivos médicos, tendo como objetivo entrar em novos segmentos de mercado, designadamente dermocosmética, suplementos alimentares e puericultura. 
 
O mercado externo, nomeadamente o comunitário, é o principal mercado de destino das vendas da empresa, representando quase 90% da faturação, sendo que a aposta nos próximos anos vai no sentido de reforçar a presença no mercado interno, onde a empresa pensa ter ainda uma forte margem de crescimento, designadamente no segmento da venda direta às farmácias, bem como na diversificação dos mercados internacionais, nomeadamente para os países da África Ocidental. 
 
Assim, fruto do rápido e exponencial crescimento da atividade, a empresa decidiu apostar estrategicamente ao nível do controlo organizacional e de gestão, de forma a atingir uma melhor organização, melhor informação de apoio à decisão e melhor relação com o cliente e parceiros. 
 
Áreas estratégicas
 
Inovação organizacional e gestão - com vista à introdução de novos métodos de organização do trabalho e reforço da capacidade de gestão da empresa, pois contribuirá para tornar os processos mais eficazes, permitindo obter um planeamento rigoroso e um controlo de todas as áreas de negócio. Também contribuirá para padronizar processos e fluxos de informação, integração entre todos os setores, detetar erros internos, obter informações em tempo real de apoio à tomada de decisões rápidas e seguras e melhorar os processos comerciais.
Business Intelligence - contribuirá para a entrega atempada de informação exata e útil à gestão, para que esta tome as decisões corretas para atingir os seus objetivos, já que integrar-se-á com os outros sistemas. O BI consubstancia uma inovação organizacional e de gestão dado o contributo para o reforço das capacidades de gestão da empresa, pela disponibilização de informação integrada e tratada de suporte à toma de decisão. 
Balanced Scorecard - uma metodologia de medição e gestão do desempenho organizacional, que através de diversos indicadores permitirá que a Greenmed acompanhe o seu desempenho financeiro, monitorizando, ao mesmo tempo, o progresso na construção de capacidades e na aquisição dos ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro. 
Economia digital - a plataforma comercial online incluirá, para além da conceção do site institucional da empresa, o desenvolvimento de uma loja online B2C com uma central de compras integrada. 
 
Todas estas atividades visam desenvolver uma rede moderna de distribuição/venda e colocação do produto no mercado, optando a empresa pela maximização da desmaterialização dos processos comerciais com os clientes, através deste forte investimento ao nível da economia digital e das modernas tecnologias da informação e comunicação. 
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação de PME, o presente projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 277 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 126 mil euros.
 
 
4. Links úteis
 
Greenmed | Website 

01/08/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia