wiiGO Retail
Carrinho de compras que identifica e segue uma pessoa. O carrinho, é completamente autónomo e tem inteligência artificial para reconhecer as pessoas e o meio ambiente e foi desenhado para facilitar a vida a cidadãos com mobilidade reduzida.
Entidade promotora
O wiiGO Retail (wGR) é um projeto promovido pela Follow Inspiration, uma startup nacional sedeada na Covilhã que desenvolve soluções tecnológicas inteligentes que contribuem para a melhoria da mobilidade e qualidade de vida.
A Follow Inspiration foi uma das 66 startups nacionais a participar no Web Summit.
Com uma equipa de 15 pessoas, a empresa de base tecnológica nasceu para encontrar soluções tecnológicas úteis para as pessoas
A sessão de dia 16 tem o objetivo de demonstrar as vantagens económicas e técnicas do wiiGO Retail, um protótipo que resultou de um projeto de I&DT que desenvolveu “um carrinho de compras completamente autónomo desenhado para seguir uma pessoa com mobilidade reduzida”.
Enquadramento
O mundo atual vive rodeado de tecnologia e esta já não pode ser dissociada da vida de quem nele habita. É a tecnologia que torna a sua vida mais fácil. É ela que torna a vida possível. Raramente se pensa em quem que tem necessidades especiais, tais como mobilidade reduzida. No entanto, quando é necessário enfrentar o problema diretamente, ou através de um parente ou um amigo nosso, este problema assume verdadeiramente uma nova dimensão.
A problemática da mobilidade reduzida pode ser comum não apenas a pessoas com qualquer tipo de paralisia ou devido a uma qualquer doença, como também em pessoas idosas.
O wGR direciona-se a pessoas com mobilidade reduzida. Por exemplo, uma pessoa que carregue um bebé não conseguirá empurrar corretamente um carrinho de compras. Um deficiente em cadeira de rodas, por exemplo, não consegue empurrar a sua cadeira em simultâneo com a ação de empurrar o carrinho de compras. Ao seguir o utilizador, o wGR oferece-lhes uma alternativa de independência.
É precisamente estas e outras limitações que o WiiGO Retail vem dar resposta: uma tecnologia eficaz, de utilização simples, que acompanha o seu utilizador inclusivamente no espaço exterior até à sua viatura.
O WiiGO Retail é intuitivo, fácil de usar e sinónimo de conforto/comodidade.
Este projeto de demonstração visa a realização de testes piloto do produto wiiGO Retail em contexto real, quer em território nacional quer no mercado internacional.
Terminada a fase de I&DT com sucesso - que culminou com a construção de um protótipo para demonstração a empresa procura evidenciar, perante os potenciais clientes com quem tem estabelecido contacto da Indústria do retalho, as vantagens económicas e técnicas do wiiGO Retail.
Assim, este projeto visa a obtenção de resultados e feedback de clientes e utilizadores do produto servindo de input ao processo subsequente de industrialização e comercialização.
Projeto
A Follow Inspiration, apresentou o Projeto “WIIGO RETAIL”, um carrinho de compras que pretende facilitar a vida a cidadãos com mobilidade reduzida.
O carrinho de compras WiiGo “é um carrinho que tem o objetivo de transportar as compras das pessoas principalmente as que têm mais dificuldade de locomoção, uma pessoa com deficiência, uma grávida, um idoso, uma mão com carrinho de bebé, o funcionamento é muito simples, a pessoa basta colocar-se coloca-se em frente ao equipamento, carrega no botão play e a máquina, em 3 segundos faz o seu reconhecimento, conectando-se virtualmente à pessoa, que assim pode fazer as suas compras, bastando apenas coloca-las no saco que está no WiiGO.
O wiiGO Retail é um carrinho de compras que identifica e segue uma pessoa, mantém alinhamento constante, é completamente autónomo e tem inteligência artificial para reconhecer as pessoas e o meio ambiente. Além disso, deteta e evita obstáculos.
Este produto foi projetado para auxiliar as pessoas com mobilidade reduzida (idosos, pessoas em cadeiras de rodas, portadores de mobilidade reduzida temporária, grávidas, etc.) enquanto fazem normalmente as suas compras no supermercado.
Os utilizadores do wGR têm a vantagem de controlar um carrinho de compras sem ter que o empurrar. Para elas, este carrinho traz inúmeras vantagens e um enorme conforto, uma vez que dentro das lojas não têm que se preocupar em empurrar um carrinho de compras tradicional e, ao mesmo tempo, tentar mover-se.
Este produto foi desenvolvido para supermercados. No entanto, cientes do seu potencial, a empresa reconhece que este produto pode ser útil em outros locais públicos onde este problema também se verifica. Um bom exemplo ilustrativo são os aeroportos. Ao viajar, as pessoas com mobilidade reduzida necessitam ser acompanhadas por terceiros, para que estes as auxiliem com as suas bagagens. Com a tecnologia associada ao wGR, este problema é mitigado.
O wGR será dotado de novas valências: interação com cartões de fidelização, sincronização de listas de compras com smartphone, localização de produtos, self-payment. Existe espaço para a customização de serviços como a publicitação de produtos no seu ecrã.
Luís de Matos, administrador da empresa, refere que o produto está em fase de testes em várias superfícies comerciais em Portugal e França. “Neste momento já estamos a testar em ambiente real com a Sonae, a Media Market, com o Jumbo em Portugal e com a Auchan e o Intermarché em França, estes testes servem sobretudo para testar se o nosso produto está robusto o suficiente para libertar e para industrializar, este é o passo anterior à comercialização que queremos começar assim que possível”.
Resultados esperados
A tecnologia do wiiGO Retail pode ser usada em cenários distintos, quer para facilitar o processo de transporte de itens para as pessoas como para a indústria.
O wGR foi inicialmente concebido e orientado para o contexto dos supermercados. Com efeito, passados mais de quatro anos desde a ideia que deu lugar à fase de I&DT a Follow Inspiration chegou, no final de 2014, ao protótipo “final” do wiiGO Retail.
Num processo evolutivo e consequente, a empresa procura, com este projeto de demonstração, evidenciar a viabilidade técnico-económica do wiiGO Retail. Com isto não só será possível entrar no mercado internacional pelo sector dos supermercados/hipermercados como também terá a virtude de ampliar a demonstração da tecnologia, que por sua vez, pode ser aplicada em aeroportos e na indústria automóvel para o processo logístico.
Refira-se que a empresa protocolou um acordo para I&DT com a Autoeuropa tendo em vista o estudo de aplicação e customização da tecnologia do wGR para aplicação naquela fábrica e noutras do grupo, dando lugar ao wiiGO Industry.
Neste cenário, a concretização das ações de demonstração do wGR não é apenas importante para lançar a entrada deste produto no mercado como também potenciará a aplicação da tecnologia noutros cenários.
Apoio
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (I&DT Empresarial) na vertente de projetos Demonstradores, envolvendo um Investimento elegível de 167 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 100 mil euros.
Artigos Relacionados
Projeto | EN
PROJECTO “WIIGO RETAIL” APRESENTADO NO FUNDÃO | In Rádio Cova da Beira
Auchan Retail testa wiiGO em Portugal e França | In Store Magazine
Video | In beira.pt