ShopView2Market: a solução inovadora no planeamento do micro e macro espaço de lojas

Em entrevista ao COMPETE 2020, Paulo Almeida Faria, Retail Delivery Manager da WeDo partilha os principais desafios e resultados alcançados ao longo do desenvolvimento do projeto ShopView2Market, que analisa o que falta nas prateleiras do supermercado.

 

1. Síntese
 
O consórcio do projeto ShopView2Market visa disponibilizar uma solução inovadora que dê resposta a um dos problemas mais relevantes do dia-a-dia das empresas de comércio a retalho: o planeamento do micro espaço (planogramas) e do macro espaço (layout) das lojas e o controlo de execução dos mesmos.
 

 

 
Assim, o Shopview é uma tecnologia inovadora, de visão computorizada e processamento de imagem, que verifica os produtos à venda de acordo com o planeamento do espaço e rupturas de stocks, entre outras situações.
 
 
2. Entrevista a Paulo Faria, da WeDo
 
Quais foram os principais desafios que se depararam no desenvolvimento do projeto?
 
Ao longo do desenvolvimento do projeto ShopView2Market e dos ensaios em ambiente real foi possível demostrar as capacidades da solução na identificação automática dos produtos na loja, tendo sido a grande variabilidade do ambiente de loja o maior desafio encontrado. O formato das lojas, a largura dos corredores, o tipo de estantes ou a iluminação são fatores que influenciam a captura e o processamento de imagem e que foram consideradas na solução.
O buggy foi também evoluído para ser mais pequeno e leve permitindo uma circulação mais facilitada em lojas pequenas. A abordagem para a construção do novo buggy permite que seja replicável e com uma configuração inicial muito rápida.
Um outro aspeto muito relevante é a integração da informação dos sistemas centrais dos retalhistas nem sempre estruturada no mesmo formato e para as quais foi necessário a uniformização permitindo uma integração automática na solução.
Os vários desafios ao longo do projeto foram ultrapassados e permitiram incorporar capacidades que melhoram a eficiência da solução final.
 
De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?
 
Um dos principais resultados é claramente a precisão do ShopView2Market na deteção de ruturas nas prateleiras. Tendo por base uma tecnologia inovadora de visão computacional e processamento de imagem permite o reconhecimento das etiquetas e do posicionamento dos produtos num elevado grau de assertividade. 
Os resultados alcançados mostram que vale a pena investir em inovação para resolver problemas e otimizar soluções.
 
Qual a mais valia do apoio do COMPETE 2020?
 
O apoio do COMPETE 2020 desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e crescimento de inovação para as organizações, nomeadamente para entidades como a WeDo Technologies com forte aposta em atividades de I&D desde a sua génese.
Através do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, foi possível em consórcio disponibilizar uma solução inovadora para dar resposta a um dos problemas mais relevantes das empresas de comércio a retalho, o planeamento do micro e macro espaço. Este apoio torna-se ainda mais crítico para uma execução com sucesso de projetos com elevado grau de incerteza em ambiente real, como é o ShopView2Market. 
Adicionalmente, as instituições como o COMPETE 2020 são essenciais no reforço da investigação, do desenvolvimento tecnológico e da inovação, proporcionando novas oportunidades para a melhoria da competitividade das organizações.
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
A nova ferramenta foi desenvolvida por um consórcio que integra a Wedo Technologies, o Instituto Fraunhofer Portugal e a Sonae Center Serviços II. 
 
O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, com um investimento elegível de 467 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 230 mil euros.
 
4. Links
 
 

02/07/2020 , Por Cátia Silva Pinto
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