RING - Ribatejo Inovação Na Gestão
Desenvolvimento de ações de modernização e melhoramento das metodologias e processos de gestão, nas áreas da Inovação Organizacional e Gestão, Qualidade e Otimização de Processos
Projeto
O projeto RING-Ribatejo Inovação na Gestão consiste no desenvolvimento de um conjunto de atividades coerentes e complementares incidindo sobre três das tipologias:
1 Inovação organizacional e Gestão,
2 Qualidade
3 e Otimização de Processos.
Assim, o objetivo deste projeto é promover a competitividade das empresas do Ribatejo sobretudo a três níveis:
1 A nível da organização e gestão, através da implementação e certificação de sistemas modernos de gestão, quer ao nível dos processos de inovação, quer ao nível dos processos de produção e administrativos, tornando mais eficiente a organização no trabalho e reforçando as competências de gestão.
2 A nível da otimização de processos, com a introdução de novas metodologias e filosofias de organização, incluindo abordagens lean, que conduzam à maximização da eficiência e da produtividade e à implementação de uma cultura de melhoria continua.
3 A nível do aumento da competitividade pelo aumento dos níveis de notoriedade e credibilidade junto dos clientes e do público em geral tanto no mercado nacional como no mercado internacional, atingido a partir das certificações obtidas.
Para alcançar estes objetivos e tendo em conta a tipologia de empresas a envolver foram definidos duas linhas de intervenção nas empresas participantes:
1.Definição e Implementação de Sistema de gestão da Inovação, Desenvolvimento e Investigação.
Neste sentido o que se pretende com esta ação é capacitar as empresas participantes para a inovação através da definição, à medida de cada uma, de um modelo de gestão do processo de inovação e de geração de ideias, modelo este que cumpra os requisitos da NP4457 para que a partir da sua implementação se possa avançar para a respetiva certificação.
2. Definição e Implementação de sistema otimizado de gestão:
A definição e implementação de um sistema otimizado de gestão quer ao nível administrativo quer ao nível produtivo, incorporando abordagens lean possibilitando a certificação/atualização de novos sistemas de gestão a implementar ISO9001:2015 (Qualidade), FSSC22000 (Segurança Alimentar), ISO/TS 16949 (Automativa) e BRC – British Retail Consortium.
Esta ação surge exatamente no sentido de apoiar as empresas participantes na definição "tailor-made" e implementação de um sistema otimizado de gestão administrativa e produtiva, recorrendo a metodologias e ferramentas avançadas e reforçando as competências de gestão.
Resumo das Ações a Desenvolver no projeto
O projeto pretende apoiar um conjunto de empresas da Região de Santarém a melhorar e implementar Sistemas de Gestão ao nível da Inovação, Qualidade e Segurança Alimentar e Automativa, e certificar estes sistemas de acordo com os referenciais NP4457:2007, ISO 9001:2015, FSSC22000, ISO/TS 16946 e BRC, respetivamente, no sentido de reforçarem os seus processos, competências e capacidades de gestão e de obterem, em consequência, a inerente Certificação, atribuída por entidade externa e independente.
O âmbito do Projeto estende-se ainda à realização de diagnósticos, elaboração de Planos de Otimização através de introdução de metodologias LEAN.
No que respeita ao perfil dos participantes, estamos perante PME com forte potencial de crescimento e que pretendem reforçar a sua competitividade, seja por via da inovação organizacional seja pela otimização de processos.
Ações:
> Consultoria e Apoio Técnico;
> Auditoria de Diagnóstico;
> Benchmarkings de boas-práticas intra-sectoriais;
> Definição de modelos, ferramentas, métodos a implementar;
> Conceção e implementação do sistema seleccionado;
> Ações de Sensibilização sobre a norma aos colaboradores;
> Auditoria Interna;
> Auditoria de Concessão da Certificação;
Apoio
O projeto RING foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação de PME (Projetos Conjuntos – Qualificação das PME), com um Investimento elegível de 489 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 270 mil euros.
Entidade Promotora
A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém foi fundada em Julho de 1988.
A sua Missão é "Promover o desenvolvimento económico da Região de Santarém", apoiando as empresas e a atividade empresarial, através de duas formas:
- Prestar serviços aos seus associados;
- Dinamizar projetos de melhoria da envolvente empresarial.