U-Safe, a boia salva-vidas totalmente inovadora
Noras Performance desenvolveu e patenteou a U-Safe, uma boia autopropulsionada e controlada remotamente que permite salvar um náufrago sem pôr em risco a vida de quem salva.
Síntese
A boia original foi inventada há 300 anos, e desde lá até aos dias de hoje este equipamento não sofreu qualquer desenvolvimento.
Em 2012, Jorge Noras, proprietário da empresa responsável pelo desenvolvimento deste produto e na altura, um empresário de Torres Vedras desde sempre ligado ao mar e à indústria das motas de água, decidiu criar um meio de socorro a náufragos mais eficiente que a atual boia.
E assim nasceu o projeto da prancha U-Safe: uma boia portuguesa com tecnologia de última geração, que segue viagem presa ao casco e, em caso de naufrágio ou queda acidental de um dos membros da tripulação, pode ser acionada por controlo remoto e guiada por GPS até ao náufrago, para um salvamento marítimo mais rápido e eficaz.
A U-Safe veio, assim, revolucionar todo um conceito de salvamento no mar associando vetores fundamentais nos dias de hoje, a tecnologia e a segurança.
A contínua procura de novas soluções inovadoras obriga a novos investimentos tendo sido inaugurada, no passado dia 1 de maio de 2017, em Torres Vedras, a unidade industrial, cujo projeto de inovação produtiva foi cofinanciado pelo COMPETE 2020. Para Eduardo Neto Filipe, General Manager na Noras Performance, este apoio revelou-se essencial para o sucesso deste projeto.
Não obstante este projeto nascer em Portugal, é inegável a sua forte capacidade de internacionalização. A boia já foi apresentada em diversos certames internacionais de busca e salvamento, tendo sido alvo do interesse de diferentes tipo de, bem como de investidores internacionais. Neste momentos, os principais mercados em que a Noras Performance aposta são os Estados Unidos da América, Japão, Austrália, França, Brasil e Reino Unido.
Invenção tecnológica 100% portuguesa, fruto da imaginação e do engenho do empresário Jorge Noras é a grande aposta da Noras Performance
A Noras Performance desenvolveu e patenteou a boia salva-vidas U-Safe, um equipamento autopropulsionado e telecomandado que permite socorrer à distância, em qualquer condição de mar, com enorme rapidez e sem colocar em risco a vida do nadador-salvador. Este equipamento, em forma de U para facilitar a navegação, apresenta uma performance extraordinária, uma vez que funciona em qualquer posição, estando ainda dotada de um sistema eletrónico próprio de navegação e orientação.
Segundo Jorge Noras, proprietário da empresa responsável pelo desenvolvimento deste produto, “a boia pode ser usada em qualquer tipo de praia, barco de recreio ou cruzeiro, e navios militares, podendo ainda ser lançada de aeronaves em operações de busca e salvamento”. E sublinha que este equipamento foi desenvolvido de acordo com os requisitos operacionais do Instituto de Socorros a Náufragos.
Desde que a ideia original surgiu na mente de Jorge Noras, em 2012, até à sua produção em massa, passaram cinco anos. Pelo caminho ficaram os protótipos, o registo da patente da invenção em 68 países, em 2013, a homologação por parte do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a parceria com o Ministério da Defesa, a candidatura ao COMPETE 2020 para a construção da fábrica (que ficou pronta num ano; metade do tempo previsto) e a manifestação de interesse por parte da Volvo Ocean Race, apenas uma entre várias das parcerias que a Noras Performance já oficializou.
Antes de chegar ao mercado, a U-SAFE será formalmente apresentada no próximo dia 4 de novembro de 2017, durante a escala em Lisboa da próxima edição da Volvo Ocean Race, que começa a 22 de outubro em Alicante (Espanha) e termina em Haia (Holanda) em junho de 2018. Ao longo de oito meses, a U-SAFE acompanhará o roadshow da corrida, dando-se a conhecer a potenciais compradores e investidores.
Apoio do COMPETE 2020
O projeto “Boia U-Safe”, promovido pela Noras Performance, foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, envolvendo um investimento elegível de 6,5 milhões de euros e um incentivo FEDER de 3,9 milhões de euros.
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