AUTOMATIN - Automação e Integração de Processos no Fabrico de Moldes

Entidade Promotora

A INTERMOLDE – Moldes Vidreiros Internacionais Lda. tem como atividade principal o fabrico e comercialização de moldes metálicos para a indústria vidreira, fundamentalmente para o subsector da embalagem.

A empresa possui uma posição de liderança na produção de moldes para vidros, posição assente na sua capacidade de apoiar os seus clientes no desenvolvimento do produto e de lhes fornecer, no prazo solicitado, os produtos e a assistência técnica necessária e adequada.

A INTERMOLDE localiza-se no concelho da Marinha Grande, região onde se concentra a esmagadora maioria das empresas de vidro nacionais, quer de embalagem quer de cristalaria, o que lhe confere uma vantagem competitiva importante.

A Intermolde foi fundada  em 13 de Setembro de 1973. Os esforços de investimento dirigiram-se desde sempre para a qualidade pelo que a empresa é certificada desde 1997.

 

Descrição

O projeto AUTOMATIN,  minimizou problemas de natureza tecnológica e cientifica, otimizou a capacidade produtiva, melhorou a prestação de serviço, reduziu os custos de operação por unidade produzida  e melhorou  as condições técnicas e humanas de trabalho, no geral melhorou o desempenho da INTERMOLDE, reforçando o seu posicionamento no mercado global.

Tratou-se de um projeto de investigação industrial que visou a:

  • implementação  de soluções técnicas e tecnológicas de robotização e automatização aos processos de maquinagem por corte por arranque de apara e ao processo de metalização;
  •  otimização dos processos de maquinagem por corte de arranque de apara (redução de SET-up´s), metalização e furação, por forma a proporcionar melhorias de desempenho na empresa.

 

Tarefas desenvolvidas

  1. Neste projeto propôs-se o estudo sistematizado das principais peças e componentes que constituem um molde e das operações necessárias para a sua produção. Do estudo resultou a informação necessária para cumprimento dos objetivos propostos para as várias áreas.

Na área da maquinagem por corte por arranque de apara houve a integração e agregação de operações de maquinagem e a robotização de um centro de maquinagem. Este trabalho permitiu ainda o desenvolvimento e implementação de soluções expeditas para a melhoria do desempenho.

  1. A manipulação de peças de forma cíclica e as elevadas temperaturas a que os colaboradores estão sujeitos (secção metalização), constitui uma tarefa árdua e promove a fadiga dos operadores, resultando em grandes oscilações de produtividade. Na execução do projecto,  a Intermolde procedeu à robotização de uma célula de metalização com alimentação e extração automática de peças que permitiu uma melhoria do sincronismo dos vários intervenientes da célula, e consequente melhoria de resultados.

Foram implementados métodos para um controlo expedito do processo na própria célula, que permite ao operador ou responsável pela célula, e no caso de serem detetadas anomalias, modificar os parâmetros ou tomar as medidas necessárias para repor o processo nas melhores condições.

  1. Por fim, uma terceira atividade dedicada a ensaios no âmbito das tecnologias de furação presentes na empresa: a furação longa que utiliza brocas “canhão”, a micro-furação com brocas que é realizada apenas nas ligas ferrosas e de forma parcial, isto é até à profundidade de cinco milímetros, e a micro-furação por electroerosão com a qual ainda não é possível realizar furos muito longos nas ligas de ferro fundido. Destes ensaios resultaram dados para avaliação dos parâmetros tecnológicos fundamentais ou que maior influência têm nos resultados de cada processo, para implementação e seleção das melhores praticas. 
  2. Atividade dedicada à promoção e divulgação de resultados, e elaboração e sistematização de relatórios periódicos quanto à análise dos resultados obtidos nas três atividades acima definidas.

As atividades propostas versaram áreas fundamentais e cruciais no ciclo produtivo da INTERMOLDE, fomentando ou induzindo a criação de mecanismos de agregação, automatização e optimização das operações nas várias áreas produtivas da empresa, com especial referência para as que conferem propriedades únicas ao produto ou lhe acrescentam maior valor.

 

Resultados

A execução do projeto proposto permite oferecer ao mercado produtos de melhor qualidade e com prazos mais curtos, indo de encontro ao grau de exigência dos clientes mais importantes, permitindo alargar a cota de mercado.

A melhoria do desempenho dos processos, foi impulsionada pela entrada e desenvolvimento de novos conhecimentos nas áreas fundamentais como as de maquinação e revestimento de superfícies.

É possível maquinar uma peça com duas ferramentas em simultâneo e de forma perfeitamente segura e controlada, fazendo uso das soluções e mecanismos desenvolvidos. Desta tarefa e graças à implementação destas soluções e aumento do conhecimento resultante do estudo aprofundado das tecnologias verifica-se uma redução do tempo de produção de uma série de peças em cerca de 10 %.

A robotização de uma célula de metalização com alimentação e extração automática de peças permite a melhoria do desempenho da célula, e ainda a melhoria das condições de trabalho na mesma, retirando o trabalho árduo ao operador humano e transferindo-o para um sistema robotizado. Por outro lado, a automatização do sistema permite um melhor controlo de tempos de processo e melhor sincronização entre a área de aquecimento e a de metalização, que é fundamental para a qualidade final do revestimento.

 

Apoio

O projeto AUTOMATIN, apoiado pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Incentivos à investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) envolveu um investimento elegível de 551 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 269 mil euros.

 

Testemunho

Segundo Ricardo Ferreira, Director do Projecto Automatin, o projecto Automatin abordou três sectores críticos no processo de produção da Intermolde, processos de maquinação, de metalização e tecnologias de furação. Em todos, foram desenvolvidas actividades I&D que terminaram com excelentes resultados, promovendo aumentos de produtividade significativos, aumentando a capacidade competitiva no mercado nacional e internacional.

27/10/2015 , Por Célia Pinto