Projeto "Be Smart – Be Circular” quer sensibilizar as PME nacionais para a importância do setor dos resíduos

Enquadramento

A Associação Smart Waste Portugal (ASWP) tem por objeto, desde a sua fundação, em 2015, criar uma plataforma no espaço nacional, que potencie o resíduo como um recurso, atuando em toda a cadeia de valor do Setor, promovendo a Investigação, o Desenvolvimento e a Inovação, agilizando e incentivando a cooperação entre as diversas entidades, públicas e privadas, nacionais e não nacionais.

A Associação congrega importantes players nacionais da área dos resíduos, indústria, retalho, academia, municípios, entre outros e atua como motor de transformação, necessário à criação de valor e oportunidades em diferentes meios, numa perspetiva de economia circular.

Enquanto entidade representativa do tecido empresarial e institucional português, a ASWP tem sido continuamente consultada para a definição das políticas nacionais e regionais no contexto da Economia Circular, garantindo o envolvimento das empresas e promovendo as ações e prioridades nacionais, nesta matéria, junto de instituições internacionais. Esta cooperação tem como finalidade desenvolver o negócio conferindo dimensão ao setor dos resíduos junto dos decisores nacionais e europeus, assim como a criação de novos modelos de negócio sustentáveis e o impulsionamento da empregabilidade a eles associada.

A ASWP assume-se por isso como um polo aglutinador e agregador de interesses, numa perspetiva focada para o negócio, sendo um interlocutor ativo junto das tutelas, sob o princípio norteador da Economia Circular. A existência desta rede de mais de 120 entidades, proveniente de diferentes domínios de atividade, da esfera pública e privada, é uma relevante mais-valia na transição para a economia circular.

O Projeto

A Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear por novos fluxos circulares de reutilização, num processo integrado. A Economia Circular é, desta forma, vista como um elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos.

Neste sentido, a ASWP propõe-se a criar uma plataforma nacional, que fomente o resíduo como um recurso, agindo em toda a cadeia de valor do setor.

Dos seus objetivos, fazem parte o desenvolvimento de atividades inovadoras, nomeadamente soluções que permitam criar um sistema de troca de resíduos e matérias-primas, de modo a maximizar o seu proveito económico, diminuindo a necessidade de extração de recursos e os impactos ambientais negativos associados. O projeto prevê, também, o desenvolvimento de um Guia de Boas Práticas Circulares para as empresas, dinamização de workshops de Eco-Design Circular e realização de um estudo sobre o Potencial da Desclassificação de Resíduos. A Conferência da ASWP, bem como inúmeras ações de disseminação e capacitação estão no desígnio do “Be Smart – Be Circular”, que tem como principal alvo as PME, com enfâse nos membros da Associação.

 

TESTEMUNHO

Eng.ª Luísa Magalhães - Diretora Executiva da Smart Waste Portugal

 

Tendo em vista um ambicioso conjunto de objetivos, enquanto Diretora Executiva da ASWP, encaro o projeto “Be Smart – Be Circular” como um importante marco na concretização da missão da Associação, sendo para a sua implementação fundamental o apoio concedido pelo COMPETE.

Por forma a atingir os objetivos do presente projeto e fazer face às falhas de mercado identificadas, a ASWP definiu um conjunto de atividades que compreendem iniciativas de diferentes âmbitos em favor das PME nacionais com relevância para o setor dos resíduos.

Além de vários eventos dedicados à disseminação dos resultados do projeto e contínua auscultação das diversas partes interessadas com enfoque particular nas PME, dentro das ações destaca-se a Plataforma digital de subprodutos myWaste para alojamento de uma bolsa nacional de subprodutos para valorização. É considerada como uma atividade estrutural para a transição das empresas para a Economia Circular.

Visando ainda a identificação e sensibilização para fatores críticos de competitividade e inovação, serão realizados dois importantes trabalhos, o Estudo sobre o Potencial da Desclassificação de Resíduos (que se debruçará sobre potenciais resíduos a serem desclassificados para passarem a subprodutos ou matérias-primas secundárias) e ainda o Guia de Boas Práticas Circulares para os Serviços (um conjunto de recomendações de aplicabilidade transversal em meio empresarial). No âmbito do projeto serão, ainda, realizados Workshops de Eco-Design Circular, sendo este um tema fundamental para a transição de uma economia mais circular.

O objetivo do presente projeto está por isso plenamente alinhado com a atuação da ASWP, nomeadamente na sua missão de envolver todos os agentes públicos e privados da área, em particular as PME, otimizando e valorizando o resíduo como um recurso económico e social de alto valor, e criando condições para uma maior capacidade de reagir a novos fatores nacionais e internacionais de uma forma competitiva, atuando em toda a cadeia de valor através de uma estratégia colaborativa, promovendo inovação, investigação, desenvolvimento e implementação de soluções assente num modelo de sustentabilidade duradouro.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Qualificação, envolvendo um investimento elegível de cerca de 203 mil euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de 173 mil euros.

13/08/2020 , Por Pedro Neves