Portuguese Jewellery no 4.0: A aposta na valorização da oferta da ourivesaria de Portugal para 2018-2020
Este é o título do projeto da AORP, cofinanciado pelo COMPETE 2020, que através da transversalidade da era 4.0, visou a valorização da oferta, inovação organizacional, vulgarização de uma cultura de proteção e registo de marcas e atuação ao nível da economia digital. This is the title of the AORP project, co-financed by COMPETE 2020, which through the transversality of the 4.0 era, aimed at enhancing supply, organizational innovation, popularizing a culture of trademark protection and registration and performance in the digital economy. |
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1. Síntese
Promovido pela AORP - Associação de Ourivesaria e de Relojoaria de Portugal, o projeto Portuguese Jewellery no 4.0, especializado no setor da ourivesaria marca uma nova etapa na valorização da oferta e da competitividade global do setor.
Torna-se urgente ultrapassar as dificuldades relativas à qualificação em aspetos imateriais para a competitividade. O poder crescente das marcas, a complexificação das cadeias de produção, distribuição e fornecimentos, a projeção internacional crescente, as mudanças tecnológicas e digitais e o empowerment do consumidor obrigam as empresas a rápidas transformações nas práticas e na gestão do talento.
A ourivesaria vive uma realidade modelada pela tecnologia, globalização e conectividade pelo que os valores que nos diferenciam e dão valor são os do handmade, do craftmanship, da genuinidade, da experiência única, da criatividade e do toque pessoal.
A base da intervenção neste projeto é uma participação de 22 empresas e a mobilização do setor em Portugal, com base em duas linhas de intervenção no âmbito da: internacionalização e da capacitação/qualificação.
Trata-se do primeiro projeto de qualificação conjunto da ourivesaria de Portugal para 2018-2020, onde são tratados alguns dos elementos chave para ter sucesso no sofisticado mercado que hoje abrange a ourivesaria, estendendo-se à alta joalharia, passando pelas indústrias do luxo e culturais, pelo artesanato de arte até ao segmento da ourivesaria, dos complementos de moda e à denominada fast jewellery.
É através de projetos como este que se consegue disponibilizar ferramentas para valorizar o Made in Portugal, através de um percurso que valorize a oferta com ações que promovem a progressão das empresas em áreas da qualificação com a adaptação e desenvolvimento de modelos e práticas de inovação organizacional e de gestão; apoie o desenvolvimento de marcas e coleções, a vulgarização de uma cultura da proteção registo de marcas e a atuação ao nível da economia digital. Prevê-se um percurso na valorização da oferta e dos modelos de negócio na transversalidade da era 4.0.
O projeto enquadra também as novas linhas de trabalho da Associação neste 2018 como são a disrupção digital/atributos do 4.0 e mais-valia das praticas de responsabilidade social e ambiental nos negócios de ourivesaria.
Estamos perante um setor motivado, com um rácio de novas empresas de sucesso a aumentar e uma marca Portuguese Jewellery com reputação no mercado (interno e externo), porta aberta para novos atores e com cada vez mais empresas interessadas em novos modelos de negócio e processos de internacionalização.
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1. Synthesis Promoted by AORP - Portuguese Jewellery and Watchmaking Association, the project Portuguese Jewellery in 4.0, specialized in the jewellery sector marks a new stage in the appreciation of the offer and the global competitiveness of the sector. There is an urgent need to overcome the difficulties of qualification as regards immaterial aspects of competitiveness. The growing power of brands, the complexity of production, distribution and supply chains, growing international projection, technological and digital changes, and consumer empowerment force companies to rapidly transform practices and talent management. The jewellery industry lives a reality modeled by technology, globalization and connectivity, so the values that differentiate us and give value are those of handmade, craftmanship, genuineness, unique experience, creativity and personal touch. The basis of the intervention in this project is a participation of 22 companies and the mobilization of the sector in Portugal, based on two lines of intervention in the scope of: internationalization and training / qualification. This is the first joint qualification project of the Portuguese jewellery industry for 2018-2020, which addresses some of the key elements to succeed in the sophisticated market that now covers gold jewellery, extending to high jewellery, through luxury and cultural, art crafts in jewellery, fashion complements and fast jewellery. It is through projects like this that we can provide tools to value the Made in Portugal brand, with actions that promote the progression of companies in areas of qualification with the adaptation and development of models and practices of organizational innovation and management; support the development of brands and collections, the popularization of a culture of trademark protection and the performance at the level of the digital economy. The project also fits the new lines of work of the Association such as digital disruption / attributes of 4.0 and added value of practices of social and environmental responsibility in the business of jewellery. This is a motivated sector, with an increase of the a ratio of successful new companies and a Portuguese Jewelery brand with a reputation in the market (internal and external), with an open door for new players and with more and more companies interested in new business models and processes of internationalization. |
2. Apoio do COMPETE 2020
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, o projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 640 mil euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de cerca de 345 mil euros.
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2. Support from COMPETE 2020 Co-financed by COMPETE 2020 under the Incentive System for Qualification and Internationalization of SMEs, the project involved an eligible investment of around 640 thousand euros, corresponding to an ERDF incentive of around 345 thousand euros. |
3. Links |
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