SOLFI: Conceito inovador na gestão dos fluxos de mercadorias e passageiros

SOLFI - Sistema de Optimização para a Logística Urbana com Fluxos Integrados de mercadorias e passageiros
 
Este projeto visa criar «um novo tipo de serviço de distribuição de mercadorias em contexto urbano utilizando as redes de transporte de passageiros a operar nas cidades», comenta Fernando Vieira, Diretor na OPT em declarações ao COMPETE 2020.
 
1. Síntese
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto SOLFI resultará num novo tipo de serviço de distribuição de mercadorias em contexto urbano - utilizando as redes existentes de transporte de passageiros – promovendo, com a integração dos dois fluxos, uma utilização mais eficiente das capacidades disponíveis e melhorar a qualidade de vida urbana.
Para fazer um ponto de situação, falamos com Fernando Vieira, Diretor na OPT e responsável pelo projeto que destaca a vantagem de «uma gestão integrada da logística urbana com fluxos integrados de mercadorias e passageiros otimizando o processo de distribuição desde a aceitação da encomenda até à sua entrega no endereço final».
 
2. Testemunho do Promotor | Fernando Vieira, Diretor na OPT
 
«O projeto SOLFI (Sistema de Otimização para a  Logística Urbana com Fluxos Integrados de Mercadorias e Passageiros) tem como objetivo principal a criação de um novo tipo de serviço de distribuição de mercadorias em contexto urbano utilizando as redes de transporte de passageiros a operar nas cidades. Com a integração dos dois fluxos (passageiros, mercadorias) procura-se assegurar uma utilização mais eficiente das capacidades disponíveis na rede de transporte de passageiros e melhorar a qualidade de vida das populações nas grandes cidades.
A integração de fluxos referida potenciará a redução do número de veículos comerciais movidos a combustível fóssil que circulam dentro das cidades, contribuindo para a redução dos efeitos negativos que advêm das atuais atividades de logística urbana, nomeadamente ao nível dos elevados níveis de poluição, de ruído e de congestionamento.
A solução terá como suporte um sistema inteligente de apoio à decisão (desenvolvido no contexto deste projeto) que, utilizando informação em tempo real, permitirá uma gestão integrada da logística urbana com fluxos integrados de mercadorias e passageiros otimizando o processo de distribuição desde a aceitação da encomenda até à sua entrega no endereço final.
O projeto engloba a realização de um piloto na cidade do Porto, envolvendo: STCP - transporte urbano; Grupo Rangel - distribuição; Contra Relógio - micro-logística; Câmara Municipal do Porto - regulador do transporte; e a Associação de Comerciantes do Porto -  clientes finais.
 
 
 
O contributo do COMPETE 2020 é instrumental na medida em que permite aliar o conhecimento gerado no universo académico, por intermédio da Universidade de Aveiro, com a experiência acumulada na OPT ao longo de décadas na implementação deste tipo de sistemas em ambientes heterogéneos. Esta colaboração permitirá à OPT abordar um segmento de mercado para o qual já tinha despertado, mas ainda não tinha tido capacidade de explorar».
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, com um investimento elegível de 579 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 427 mil euros.
 
 
 

02/07/2020 , Por Cátia Silva Pinto
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