Água das Corgas-Buçaco: Lançamento no Mercado de novas marcas de água mineral natural
Enquadramento
O consumo de água engarrafada no mundo, cresce a uma média de 12% ano, sendo o setor mais dinâmico de toda a indústria de alimentos e bebidas. O êxito da água engarrafada a nível global, explica-se pelas preocupações crescentes da população em consumir água da torneira, dados os riscos de exposição a doenças e a substâncias potencialmente tóxicas, prejudiciais à saúde.
Em 2017, o mercado da água a nível mundial, cresceu cerca de 15% face a 2016, com perspetivas de crescimento para 2018 de 18%. Já no mercado nacional, teve um crescimento em 2017 de 20% face a 2016 e com espectativas de crescimento de 23% este ano.
O crescimento persistente do consumo de água engarrafada a nível global, indica a sua adequação a diversos mercados, quer se tratem de países desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, verificável até nos países mais pobres.
Atualmente, o comércio global de água mineral cifra-se em cerca 4 bilhões de euros.
O Projeto
O projeto da Água das Corgas-Buçaco, S.A. está integrado no plano estratégico de desenvolvimento da empresa, ambicioso ao nível da produção de água mineral engarrafada permitindo tornar-se uma referência em termos de inovação para o setor, ao nível de produtos, processo produtivo, marketing e organizacional contribuindo para o seu crescimento sustentado e progressão na cadeia de valor, através da oferta de bens internacionalizáveis.
O projeto de investimento será realizado na localidade de Sazes do Lorvão, no concelho de Penacova e assenta nas seguintes atividades essenciais:
- Construção de uma Unidade Industrial de exploração e engarrafamento de águas minerais com cerca 2500 m2 de área coberta, composta por uma zona de receção e serviços técnicos e administrativos, secção de engarrafamento, laboratório de análise e armazém de expedição;
- Aquisição de máquinas e equipamentos essenciais á exploração e produção, nomeadamente:
- linha de enchimento de água, recipientes PET de 0.33 a 1.5 litros
- linha de enchimento automática para formato vidro 0.5 e 1 litro
- linha de enchimento automático formato “Bag-in-Box” de 2 a 20 litros.
- Equipamento Informático, essencial ao normal funcionamento, acompanhamento e controlo do negócio e segurança de dados;
- Desenvolvimento de novo webpage multilingue da empresa - com imagem corporativa, linguagem e conteúdos atuais e adaptados ás especificidades do setor e mercado alvo;
- Implementação e certificação integrada do Sistema de Gestão pela Qualidade ISO 9001, HACCP Codex Alimentarius e OHSAS 18001 determinantes para a credibilização e valorização do produto, atestando a sua qualidade, e contribuirá significativamente para a satisfação de clientes e para a melhoria organizacional continua na empresa, tanto ao nível interno, com o exterior.
A implementação do projeto de investimento permitirá à Água das Corgas-Buçaco, S.A., iniciar a captação, engarrafamento e comercialização de três gamas de água mineral natural. Em primeiro lugar temos a Águas Corgas do Buçaco, com 4 referências PET 0.33l, 0.50l,1.5l e 5l, mais direcionada para o grande consumo e mercado nacional. A seguir há a Águas ZEN, comercializadas em vidro tara perdida 1l para o mercado Gourmet e PET 0.50l e 0.80l para o mercado internacional. Finalmente há a Bag in Box de 2l, 5l, 10 e 20l com principal foco no mercado nacional pela novidade e diferenciação da oferta, e PALOPS, pelas vantagens ao nível de conservação, dado o tempo de viagem e condições climatéricas e de conservação nesses continentes.
A empresa Água das Corgas-Buçaco, posiciona-se com uma nova oferta no mercado mundial de água engarrafada, propondo-se alcançar, com este projeto, os seguintes objetivos estratégicos:
- - Lançar no mercado duas marcas próprias de água mineral natural: “Corgas Buçaco” e “Águas ZEN” em 2019;
- - Engarrafar 42.100.000 litros de água no ano 2021;
- - Alcançar um volume de vendas de 17.135.000€ em 2021;
- - Penetrar em pelo menos 6 mercados internacionais até 2021;
- - Alcançar uma intensidade de exportações de 49% da sua produção em 2021.
O plano de investimento permitirá à empresa tornar-se numa empresa competitiva e diferenciada no setor de atividade, contribuindo ainda para a sua evolução na cadeia de valor alargada, afirmando-se como uma empresa de referência no país, empenhada em crescer, contribuir para o equilíbrio da balança comercial, criadora de riqueza e postos de trabalho.
O investimento terá início em 2018, com a construção da unidade fabril, seguindo-se a aquisição de máquinas, equipamentos e mobiliário, culminando com a certificação integrada de sistemas.
Finalmente, é de salientar, que paralelamente a este projeto de investimento, a empresa está a conceber e implementar um plano de comunicação e marketing internacional agressivo e inovador, envolvendo o registo de marca internacional, apoio a iniciativas sociais, divulgação nos média, campanhas promocionais e ações de presença e prospeção nos mercados alvo internacionais e ações de lançamento da marca.
Testemunho da Administração da empresa Água das Corgas-Buçaco:
“É muito importante e gratificante para nós, o apoio e aprovação deste projeto pelo COMPETE2020, não só por nos ser reconhecido o nosso esforço e dedicação mas também porque de facto é um projeto inovador e único, com a melhor água do país”
Apoio COMPETE 2020
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 7,6 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 3,8 milhões de euros.