EVO4Rail Demo
O projeto EVO4Rail Demo visa demonstrar em ambiente real um sistema sem fios para monitorização da ferrovia, que permite a pesagem dinâmica dos rodados que circulam na rede ferroviária nacional.
Magno Santos, Responsável do Projeto |
Projetos de inovação, no sector Ferroviário em particular, são plurianuais e de elevado esforço. Sem o apoio do COMPETE2020, os promotores não teriam a mesma capacidade para continuar a linha de investigação associada a este, seja pela aquisição de matérias ou serviços, como na alocação das suas equipas técnicas. É de extrema importância, para as PMEs que continuem a existir este tipo de apoios para continuar investir na inovação, na contratação e retenção de quadro qualificados e na interação com Universidades e Centros de Investigação. |
Enquadramento
O projeto EVO4Rail Demo é um projeto demonstrador que vai materializar em contexto real o que foi desenvolvido num projeto anterior de I&DT designado de EVO4Rail – Monitorização sem fios para ferrovias, que visou conceber um sistema de monitorização sem fios para ferrovias de forma a otimizar a manutenção da via. O protótipo desenvolvido integrou sensores colocados lateralmente na via-férrea com o objetivo de medir grandezas típicas de controlo da passagem do comboio e transmiti-las à estação local onde foi processada a informação de todos os equipamentos de monitorização instalados na ferrovia.
Esquema
Projeto
O projeto EVO4RAIL Demo, desenvolvido pela EVOLEO, tem como objetivo desenvolver um sistema sem fios para a monitorização da ferrovia .
O projeto pretende materializar o sistema EVO4Rail num demonstrador em ambiente real de operação, no que respeita à implementação nas linhas férreas de sistemas para a pesagem dinâmica e a deteção das irregularidades dos rodados e possibilitar assim, por um lado, avaliar a solicitação real nas vias férreas e, por outro, caracterizar as condições de circulação do material circulante.
Objetivos
Com o projeto EVO4Rail Demo pretende-se assim:
• Produzir e instalar um demonstrador completo do sistema EVO4RAIL em ambiente real;
• Analisar, calibrar e otimizar o desempenho do sistema;
• Analisar o impacto económico e técnico nas operações do Utilizador Final;
• Preparar o sistema para a Industrialização;
• E promover o sistema EVO4RAIL do ponto de vista técnico e comercial.
Estes objetivos quando concretizados permitirão a comparação com os serviços contratualizados e com os limites regulamentares, bem como a tarifação, no futuro, dos operadores ferroviários em função da qualidade geométrica dos rodados e das cargas transportadas.
O que o projeto vai permitir fazer….
O sistema EVO4Rail é composto por comunicações sem fios, o que tem um elevado impacto na forma como se poderão vir a instalar nós de medição para a Internet das Coisas. Estes ‘sensores’ poderão vir a ser utilizados em inúmeras aplicações e na perspetiva tecnológica abrem portas para novos sistemas avançados de aquisição de dados e computação que serão úteis para resolver diversos problemas de engenharia.
No domínio ‘Transportes, Mobilidade e Logística’, o projeto irá apoiar as áreas de atuação de ‘Transportes Seguros e Sustentáveis’, pois estará de forma continua a verificar o nível de carga transportado e se está acima do legalmente permitida ou não, assim como a sua distribuição por roda, o que é útil para antever o risco de descarrilamento de um vagão, carruagem ou até mesmo composição. O mesmo se aplica, na identificação de irregularidades nos rodados, uma vez que um liso está muitas vezes associado a problemas de frenagem, que são causas conhecidas de descarrilamentos. Esta identificação tem também um significativo impacto no que diz respeito à sustentabilidade do sistema ferroviário, pelo facto de poder alertar que uma composição está a danificar a infraestrutura e restantes componentes do comboio.
Já na área ‘Desenvolvimento de Novos Meios de Transporte Sustentáveis de Mercadorias’, o projeto dará apoio na recolha de diferentes tipologias de carga, por forma a perceber se os vagões poderiam levar mais carga, ou se pelo contrário, deveriam ser desenhados e dimensionados para suportar outras cargas.
Esta é uma informação valiosa, não só para estas ações, mas também no domínio de ‘Transportes, Mobilidade e Logística’, antever decisões estratégicas de investimento nos corredores ferroviários, para suportar o previsto aumento de requisição da infraestrutura. Ao mesmo tempo, dará apoio nas tarefas de manutenção preditiva aumentando a rentabilidade da infraestrutura. É ainda importante referir, que este Sistema ao permitir uma pesagem dinâmica , permitirá novos modelos de negócio no que se refere ao aluguer da infraestrutura, sendo mais justos e competitivos para ambos intervenientes.
O projeto tem ainda um impacto relevante no que diz à otimização da energia utilizada na mobilidade tanto de pessoas como de bens por Ferrovia, permitindo identificar desequilíbrios claros entre cargas ou composições, podendo contribuir para um balanceamento mais equitativo da energia, não sendo assim necessários alguns dos picos de carga elétrica atualmente existentes na rede de tração elétrica. O mesmo se aplicada ao nível da ‘Utilização Final da Energia, Eficiência Energética e seus Impactos’.
É também notória a contribuição para sistemas de informação e comunicação, uma vez que o projeto trata precisamente disso: um sistema de informação e comunicação que servirá para perceber a real solicitação da rede Ferroviária, podendo prever a degradação da mesma (apoiando a manutenção), identificando riscos de segurança (cargas incorretas ou geometria dos rodados em estado de risco), e habilitando novos modelos de negócio.
Resultados Esperados
De salientar que, embora estas soluções a serem desenvolvidas tenham como foco inicial o transporte ferroviário, serão soluções com tecnologia transversal aplicável a diversas áreas, sendo previsível seguir a tendência de cruzamento das indústrias da mobilidade com a eletrónica e as TIC, promovendo a comunicação Veículo-a-Veículo (V2V), Infraestrutura-a-Veículo (I2V) e Infraestrutura-a-Infraestrutura (I2I).
Promotores
O projeto resulta de uma colaboração entre a EVOLEO (tomadora da Tecnologia) e a IP (utilizador Final), onde a EVOLEO procura desenvolver um produto que resolva alguns dos desafios que um gestor de infraestruturas como a IP enfrenta.
Apoio
O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico vertente de projetos Demonstradores em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 292 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 158 mil euros.