FLEXERGY: A aposta da Efacec em sistemas de armazenamento de energia
Em declarações ao COMPETE 2020, Ismael Miranda, Coordenador de I&D na Divisão de Armazenamento de Energia na Efacec sintetiza a estratégia levada a cabo pela empresa e a importância do apoio do COMPETE 2020 no âmbito do projeto FLEXERGY que «visa a criação de uma plataforma de gestão de sistemas de armazenamento de energia» altamente inovadora e dotada de inteligência artificial. |
1. Síntese
Trata-se de uma referência no sector industrial português, esta empresa com um perfil fortemente exportador e presença internacional em mais de 65 países já com mais de 100 anos de história e quase 70 anos de marca, feita por grandes personalidades.
“A Efacec tem, de forma estratégica e pela natureza dos mercados onde atua, de estar na vanguarda da inovação tecnológica a nível internacional. Nos últimos anos, a Efacec tem vindo a apostar no desenvolvimento de soluções tecnológicas de conversão e controlo para sistemas de armazenamento de energia, as quais são vitais para uma eficaz e otimizada integração de fontes de energia renováveis no sistema elétrico de energia.
O projeto FLEXERGY é um exemplo que resulta dessa estratégia, uma vez que visa a criação de uma plataforma de gestão de sistemas de armazenamento de energia, designada por “ES Manager”, que irá diferenciar globalmente a solução de armazenamento de energia da Efacec”.
Através deste projeto, a Efacec propõe-se a desenvolver uma nova solução de gestão avançada para sistemas de armazenamento de energia baseados em baterias que dará resposta a alguns dos maiores desafios do setor elétrico. O sistema vai combinar, numa plataforma, um conjunto de funcionalidades totalmente disruptivas, que promovem a integração de fontes de energia renovável e micro-redes, em termos de operação da rede à qual se ligam, ou mesmo para alavancar o desempenho de ativos de produção de energia a partir de fontes renováveis, enquanto atendem às especificidades do próprio sistema de armazenamento.
“A necessidade de chegar mais rapidamente ao mercado com uma solução diferenciadora, para fazer face à enorme concorrência de grandes players mundiais, requer um grande esforço. Nesse sentido, é de extrema importância o apoio do COMPETE 2020 como alavanca para o desenvolvimento tecnológico e de portefólio da Efacec, particularmente em áreas de conhecimento novas e de disrupção do sector elétrico, como acontece neste caso".
"Importa destacar que os resultados do projeto FLEXERGY irão ser demonstrados numa micro-rede desenvolvida nas instalações da Efacec no âmbito do projeto demonstrador DEMOCRAT, também ele alvo de um apoio chave pelo COMPETE 2020.”
2. Apoio do COMPETE 2020
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, o projeto “FLEXERGY: FLEXible enERGY enabling Smart Grids” envolveu um investimento elegível de 813 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 483 mil euros.
3. Links úteis
Efacec Energia - Máquinas e Equipamentos Eléctricos S.A.
31/01/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia