Porto de Leixões: Investimentos visam aumentar competitividade portuária
O conjunto de investimentos a realizar inclui o prolongamento do quebra-mar, o aprofundamento do anteporto e da bacia de rotação, um novo terminal e melhorias no porto de pesca, o que “permitirá responder à pressão da procura por navios de maior dimensão no porto de Leixões, a qual se faz sentir em todos os segmentos de mercado, nomeadamente na carga contentorizada” esclarece a Presidente do Conselho de Administração da APDL (Administração Dos Portos Do Douro, Leixões e Viana Do Castelo).
1. Síntese
Em declarações ao COMPETE 2020, Guilhermina Rego, Presidente do Conselho de Administração da APDL - Administração Dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo esclareceu que
A operação visa criar melhores condições de navegabilidade e de agitação marítima no anteporto, conferindo maior quietude e segurança aos navios aquando da sua aproximação ao porto, reduzindo os riscos associados e permitindo o acesso ao porto por parte de navios de maior dimensão, que hoje não têm condições para o fazer. Além disso contribuirá para o aumento da produtividade portuária na sequência da diminuição dos tempos de espera.
A empreitada deverá esta concluída em 2023. |
2. Apoio do COMPETE 2020
O projeto “Porto de Leixões - prolongamento do quebramar, no âmbito do novo terminal de contentores ” é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Eixo Prioritário IV, ao abrigo do Aviso 03/RAIT/2016. Estima-se que o investimento total deste projeto ascenda a 60,4 milhões de euros, com um investimento elegível ajustado de 36,6 milhões de euros.
3. Links úteis
APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A.
Links Relacionados
Website | APDL