Fashion From Portugal 4.0: Fecho do projeto que promoveu a notoriedade internacional do têxtil português
Paulo Vaz, coordenador do projeto e Diretor-Geral da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal destaca “a aposta nas tecnologias de informação para amplificar a promoção da imagem do sector, procurando alargar os públicos e mercados, reforçando a sua imagem como uma indústria moderna e inovadora, tecnologicamente na vanguarda, inspirada pelo design e fortemente orientada ao serviço do cliente, posicionando-se pelo valor.”
1. Enquadramento
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto “Fashion From Portugal 4.0”, da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, destinado à promoção internacional da imagem da Indústria Têxtil e Vestuário portuguesa, teve a sua sessão de encerramento no passado dia 5 de Dezembro, no Museu dos Lanifícios, na Covilhã.
Esta iniciativa teve como objetivo reforçar a comunicação externa de uma das fileiras mais dinâmicas e exportadoras da economia portuguesa, que surge reforçada após um duro período de ajustamento, reestruturação e modernização, pontificando, hoje, empresas altamente evoluídas tecnologicamente, reconhecidas pelo seu “know how”, a sua criatividade, flexibilidade e intensidade de serviço, e fortemente orientadas aos mercados internacionais.
Recorde-se que a Indústria Têxtil e Vestuário exporta mais de 5.3 mil milhões de euros anualmente, para mais de 185 países em todo o mundo, sendo responsável por cerca de 10% de todas as vendas de Portugal ao exterior e por um saldo líquido na Balança de Transações de mais de mil milhões de euros, sendo indiscutivelmente uma das atividades mais estratégicas da economia nacional.
A campanha de promoção “Fashion From Portugal 4.0”, deu continuidade a um projeto com a mesma designação – “Fashion From Portugal” – desenvolvido ao longo de 2016 e 2017, em quatro mercados alvo: Espanha, Alemanha, Países Nórdicos e Estados Unidos, promovendo a imagem externa de três dos principais subsector das Indústria Têxtil e Vestuário portuguesa, nomeadamente a moda e marcas, o “private label”, que inclui os têxteis de alta tecnicidade, e os têxteis-lar. A excelência da realização do anterior projeto superou todas as expetativas, tendo sido reconhecido publicamente ao receber o prémio europeu de promoção empresarial (European Entreprise Promotion Awards – EEPA), da Comissão Europeia, que tem a coordenação portuguesa pelo IAPMEI, na categoria de Apoio à Internacionalização das Empresas, o que confere agora responsabilidades acrescidas na realização da sua sequela.
O projeto “Fashion From Portugal 4.0”, através das suas múltiplas ações, teve como elemento diferenciador face ao anterior, a aposta nas tecnologias de informação para amplificar a promoção da imagem do sector, procurando alargar os públicos e mercados, reforçando a sua imagem como uma indústria moderna e inovadora, tecnologicamente na vanguarda, inspirada pelo design e fortemente orientada ao serviço do cliente, posicionando-se pelo valor.
No âmbito deste projeto foi produzido um vídeo promocional, em língua inglesa, sobre a indústria têxtil e vestuário portuguesa, destinado à divulgação nas redes sociais e outras plataformas digitais, assim como à apresentação em diversas feiras e eventos, no país e no exterior.
2. Apoio do COMPETE 2020
O projeto Fashion From Portugal 4.0 é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Coletivas, envolvendo um investimento elegível de cerca de 677 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 575 mil euros.
3. Links
Vídeo sobre o projeto Fashion From Portugal 4.0
ASM – Associação Selectiva Moda