Apoio à internacionalização das PME via ferramentas digitais

Jorge Marcolino, Diretor da Área Internacional da AEP deu uma entrevista ao COMPETE 2020 onde apresentou um balanço do projeto “Portugal Digital Export” que visa aumentar as exportações e melhorar a promoção da imagem portuguesa nos mercados externos.
 
1. Entrevista
 
O principal objetivo do projeto “Portugal Digital Export” é apoiar a internacionalização das PME via ferramentas digitais, reconhecendo oportunidades e constrangimentos de acesso aos mercados, capacitando e disseminando ferramentas que permitam aumentar as exportações e melhorar a promoção da imagem portuguesa nos mercados externos.
 
Leia a entrevista de Jorge Marcolino, Diretor da Área Internacional da AEP, ao COMPETE 2020 sobre este projeto.
 

Jorge Marcolino, Diretor da Área Internacional da AEP

 

Durante dois anos, o Projeto Portugal Digital Export, através de variadas ações, apoiou ativamente a internacionalização das PME portuguesas, incentivando-as a apostar no desenvolvimento internacional e dotando-as das ferramentas necessárias para responder de forma eficaz aos desafios e oportunidades da economia digital, levando a um aumento das exportações e melhoria da imagem nacional nos mercados externos. O Projeto incluiu diversas atividades das quais se destacam os Digital Awards by AEP, um concurso que em novembro passado distinguiu as PME com as melhores práticas de internacionalização no domínio digital e que responderam a um conjunto de critérios previamente definidos, destacando assim os melhores exemplos de inovação digital em Portugal. Ao todo, participaram 24 empresas, chegando a finalistas A sua Farmácia Online, Friendly Fire, LUC, Maria do Mar, Nanai, OIA Design, Oniris e Portugal Nosso mas foi a Filigrana Portuguesa a grande vencedora ao ganhar o BEST PORTUGAL DIGITAL EXPORT, o prémio principal que lhe trouxe o reconhecimento e motivação para levar este projeto a mercados internacionais.

 

Estas empresas foram ainda distinguidas como tendo as melhores práticas no que respeita aos canais digitais e tiveram a oportunidade de participar na campanha de promoção internacional - #pickportugal – que decorreu em 5 mercados externos: Alemanha, EUA, Reino Unido, Espanha e Macau -, representando casos de sucesso e exemplos de boas práticas no que se refere à utilização de ferramentas digitais com vista à internacionalização.

Para além destas ações, o Portugal Digital Export integrou ainda Missões de prospeção a players internacionais em 5 mercados - Singapura, Chicago, Berlim, Reino Unido e Bélgica -, tendo como principal objetivo identificar as melhores práticas para a transformação digital e identificar parceiros e mentores internacionais que levaram a protocolos de cooperação com a AEP no sentido de apoiar as PME portuguesas no seu trabalho nestes mercados internacionais.

O Portugal Digital Export disponibilizou ainda um Estudo de Mercado sobre o consumo online e um Seminário sobre a “A Internacionalização online – Tecnologias e Tendências”. Este seminário serviu de palco para a divulgação do anterior estudo e como estratégia de motivação para que as PME portuguesas abracem a necessidade de uma mudança do paradigma de abordagem a mercados internacionais. Um estudo que já registou cerca de 1800 downloads, mostrando bem a sua importância para as PME nacionais. 

No âmbito do projeto foram ainda disponibilizados 8 e-Books sobre o mundo e estratégia online para ajudar todas as empresas interessadas a evoluir o seu negócio. Os e-books abordam temas como “Transformação Digital – Políticas e Procedimento Internos”; Adaptação Legal e Normativa para a Internacionalização na Era Digital”, Plano de Marketing e de Comunicação Online de Suporte à Internacionalização”; “Redes de Comercialização para a Internacionalização na Era Digital”; “E-Commerce e Venda de Produtos e Serviços Através de Canais Digitais”; “Influenciadores Online e Estratégias”; “Social Media Marketing” e “Digital Branding: Adaptar a Marca ao Ambiente Digital” que se mantêm disponíveis no site do projeto e que já registaram cerca de 2000 downloads no total. Para além dos e-books o Portugal Digital Export foram realizados ainda 12 workshops distribuídos por vários pontos do país – Matosinhos, Famalicão, Viseu e Évora -, com foco no debate e partilha de ideias sobre negócios e exportações via digital, contando com cerca de 500 participantes.

No âmbito deste projeto foi ainda disponibilizada uma Ferramenta de Autodiagnóstico que pode ser usada em qualquer momento e que permite aferir o potencial de internacionalização das empresas ao nível digital. Esta Ferramenta permitirá contribuir para a reflexão sobre a estratégia de internacionalização implementada e em curso ou mesmo a implementar pelas empresas portuguesas. Ao longo destes 24 meses, e com o decorrer das mais diversas ações potenciadas pelo Portugal Digital Export, a AEP com o contributo do COMPETE 2020 e PORTUGAL 2020 não só apoiou PME´s a melhorarem o seu negócio como, na sua globalidade, incentivou a transformação digital, a adoção de estratégias atuais e digitais e potenciou o nome dos produtos portugueses nos mercados externos. 

 

2. Apoio do COMPETE 2020 
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio Ações Coletivas, o projeto “Portugal Digital Export” envolveu um investimento elegível de cerca de 811 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 689 mil euros.

18/06/2020 , Por Cátia Silva Pinto
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