Estas empresas foram ainda distinguidas como tendo as melhores práticas no que respeita aos canais digitais e tiveram a oportunidade de participar na campanha de promoção internacional - #pickportugal – que decorreu em 5 mercados externos: Alemanha, EUA, Reino Unido, Espanha e Macau -, representando casos de sucesso e exemplos de boas práticas no que se refere à utilização de ferramentas digitais com vista à internacionalização.
Para além destas ações, o Portugal Digital Export integrou ainda Missões de prospeção a players internacionais em 5 mercados - Singapura, Chicago, Berlim, Reino Unido e Bélgica -, tendo como principal objetivo identificar as melhores práticas para a transformação digital e identificar parceiros e mentores internacionais que levaram a protocolos de cooperação com a AEP no sentido de apoiar as PME portuguesas no seu trabalho nestes mercados internacionais.
O Portugal Digital Export disponibilizou ainda um Estudo de Mercado sobre o consumo online e um Seminário sobre a “A Internacionalização online – Tecnologias e Tendências”. Este seminário serviu de palco para a divulgação do anterior estudo e como estratégia de motivação para que as PME portuguesas abracem a necessidade de uma mudança do paradigma de abordagem a mercados internacionais. Um estudo que já registou cerca de 1800 downloads, mostrando bem a sua importância para as PME nacionais.
No âmbito do projeto foram ainda disponibilizados 8 e-Books sobre o mundo e estratégia online para ajudar todas as empresas interessadas a evoluir o seu negócio. Os e-books abordam temas como “Transformação Digital – Políticas e Procedimento Internos”; Adaptação Legal e Normativa para a Internacionalização na Era Digital”, Plano de Marketing e de Comunicação Online de Suporte à Internacionalização”; “Redes de Comercialização para a Internacionalização na Era Digital”; “E-Commerce e Venda de Produtos e Serviços Através de Canais Digitais”; “Influenciadores Online e Estratégias”; “Social Media Marketing” e “Digital Branding: Adaptar a Marca ao Ambiente Digital” que se mantêm disponíveis no site do projeto e que já registaram cerca de 2000 downloads no total. Para além dos e-books o Portugal Digital Export foram realizados ainda 12 workshops distribuídos por vários pontos do país – Matosinhos, Famalicão, Viseu e Évora -, com foco no debate e partilha de ideias sobre negócios e exportações via digital, contando com cerca de 500 participantes.
No âmbito deste projeto foi ainda disponibilizada uma Ferramenta de Autodiagnóstico que pode ser usada em qualquer momento e que permite aferir o potencial de internacionalização das empresas ao nível digital. Esta Ferramenta permitirá contribuir para a reflexão sobre a estratégia de internacionalização implementada e em curso ou mesmo a implementar pelas empresas portuguesas. Ao longo destes 24 meses, e com o decorrer das mais diversas ações potenciadas pelo Portugal Digital Export, a AEP com o contributo do COMPETE 2020 e PORTUGAL 2020 não só apoiou PME´s a melhorarem o seu negócio como, na sua globalidade, incentivou a transformação digital, a adoção de estratégias atuais e digitais e potenciou o nome dos produtos portugueses nos mercados externos.