SIMGES: Sistema Integrado e Modular de Gestão do Ensino Superior
Direcção-Geral do Ensino Superior aposta num ponto único de informação sobre todo o sistema de ensino superior, público e privado, universitário e politécnico, de forma integrada e com elevada disponibilidade, numa vertente web e mobile, orientado para estudantes e sociedade em geral.
1. Síntese
Em declarações ao COMPETE 2020, a equipa responsável na DGES - Direcção-Geral do Ensino Superior, sintetiza o projeto SIMGES – Sistema Integrado e Modular de Gestão do Ensino Superior e destaca o papel do apoio do COMPETE 2020 no mesmo.
“Integrado na Estratégia TIC 2020, o projeto SIMGES – Sistema Integrado e Modular de Gestão do Ensino Superior tem por finalidade desenvolver um sistema de informação que integre todas as áreas de negócio da Direção-Geral do Ensino Superior e potencie a interoperabilidade com os parceiros do sistema - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Instituições de Ensino Superior (IES), outras entidades da Administração Pública e Estudantes.
Por se tratar de um sistema modular, numa primeira fase, serão desenvolvidos módulos próprios que integrarão um conjunto de processos respeitantes à gestão do ecossistema do ensino superior, designadamente a rede de instituições, os cursos, a gestão de vagas, o registo único de diplomas. Posteriormente, serão integrados outros sistemas de informação já existentes referentes às restantes áreas estratégicas da DGES (acesso ao ensino superior, atribuição de bolsas de estudo e registo de graus estrangeiros). Pretende-se construir um sistema de informação ágil, assente numa plataforma tecnológica moderna, através da criação de módulos específicos e integrados entre si, embora com possibilidades de desenvolvimento independentes, reduzindo significativamente os problemas com futuras integrações.
Os pressupostos que motivaram a sua conceção tiveram por base a realidade atual em que várias entidades utilizam, de forma parcial, informações idênticas, embora procedendo ao seu processamento de forma desintegrada, sendo criadas redundâncias no armazenamento de informação e originando erros e omissões. A capacidade de integrar sistemas de informação em tempo real permitirá o acesso aos dados de quem está oficialmente responsável pelos mesmos, potenciando a sua utilização de forma atualizada, fiável, imediata e estruturada, evitando-se desperdícios.
A sua implementação assenta na interoperabilidade de dados entre os vários sistemas de informação internos da DGES, bem como nos fluxos existentes com entidades externas com participação nos processos relativos à gestão do sistema do ensino superior, automatizando o fluxo de informação no triângulo DGES / A3ES/IES e consequentemente a redução da carga administrativa.
A utilização de ferramentas de gestão avançada potenciará a tomada de decisão mais informada, acertada, antecipada e proactiva, e aumentará significativamente as capacidades de reporting sobre a informação gerida, abrindo-se um horizonte de corelacionamento de dados de forma simples e eficaz, designadamente através da ligação automática com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) para efeitos de produção estatística.
Igualmente os estudantes e a sociedade em geral terão acesso a um ponto único de informação sobre todo o sistema de ensino superior, público e privado, universitário e politécnico, de forma integrada e com elevada disponibilidade, numa vertente web e mobile.
O apoio do COMPETE 2020 assumiu uma relevância excecional, dada a natureza estratégica do projeto para a DGES e os objetivos de alinhamento e aporte de valor entre todas as entidades parceiras, contribuindo significativamente para a melhoria da sua imagem e modernidade de gestão de todo o ecossistema de ensino superior.
Neste momento, o projeto encontra-se na fase do levantamento e estudo dos processos entre as entidades parceiras com vista à construção dos termos de referência”.
2. Apoio do COMPETE 2020
Projeto promovido pela DGES - Direcção-Geral do Ensino Superior, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio da Modernização Administrativa (SAMA), envolvendo um investimento elegível de425 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 241 mil euros.
3. Links Úteis
Links Relacionados
Website DGES - Direcção-Geral do Ensino Superior