CASA - Ceramic Alternative Strong Article, é esta a sigla do novo produto cerâmico lançado pela Vista Alegre Atlantis

No âmbito de uma investigação em consórcio com a Mota II Soluções Cerâmicas, S.A., o projeto CASA resultará na criação de uma linha de produtos cerâmicos, que apresentam a riqueza cromática e a leveza da faiança, associada a um desempenho superior ao nível de resistência e durabilidade, mediante um processo produtivo melhorado e ajustado, com menores consumos.
 
 
1. Síntese
 
O projeto “CASA – Ceramic Alternative Strong Article” visa desenvolver um novo produto cerâmico, com características visuais muito semelhantes às da faiança tradicional, mas simultaneamente com características técnicas significativamente melhoradas. 
 
Para tal, o novo produto terá como base uma nova formulação de pasta em grés, com elevada resistência mecânica e baixa porosidade, que será corada e recoberta com um vidrado totalmente transparente, e sujeita a uma única operação de cozedura (monocozedura), diminuindo desta forma os consumos energéticos.
 
Em declarações ao COMPETE 2020, Odete Cartaxo, responsável técnica do processo produtivo, controlo de qualidade e laboratório de grés de mesa, comenta que “na contínua procura de alagar a gama de produtos apresentados ao mercado pela VAA, nasceu a ideia de desenvolvimento de um novo produto visualmente apelativo, com características funcionais e custos de produção melhorados relativamente aos artigos de faiança. Com o projeto CASA pretende-se desenvolver um produto diferenciador, que o mercado valorize pelas suas características funcionais melhoradas e pelas características cromáticas apelativas. A necessidade de desenvolvimento de um novo produto competitivo, capaz de satisfazer o mercado, exige grande capacidade de investigação e controlo quer ao nível dos materiais: matérias-primas, produtos intermédios e produto final; quer ao nível dos processos produtivos. O apoio por parte do COMPETE 2020 está a ser crucial na ajuda da concretização de todas as atividades inerentes a este processo”.
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto CASA foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, com um investimento elegível de 1.321 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 775 mil euros.
 
Este projeto tem como consórcio a Vista Alegre Atlantis, S.A. (promotor do projeto) e Mota II Soluções Cerâmicas, S.A. 
 
 
3. Descrição do Projeto CASA – Ceramic Alternative Strong Article
 
O projeto CASA tem como principal objetivo o desenvolvimento de novos produtos de louça de mesa, com elevada riqueza cromática, similar à exibida pela louça em faiança, mas com resistência mecânica suficiente para poder ser usada em condições de elevadas solicitações mecânicas e termomecânicas e conferindo ao produto maior durabilidade e facilitando o seu uso diário como artigo de tableware.
 
A estratégia de desenvolvimento deste novo produto está assente em duas vertentes de investigação:
  1. Uma das vertentes foca-se no desenvolvimento de novas formulações de pastas que permitam sustentar um novo produto de elevado valor cromático, alta resistência mecânica, baixa porosidade e baixa espessura.
  2. A outra vertente de investigação, foca-se no desenvolvimento de um processo de vidragem sustentável que permita a obtenção de um acabamento brilhante, a proteção das cores, e a manutenção das características intrínsecas do produto.
Em paralelo, o projeto tem em vista a redução dos custos de produção entre 10 a 20 % (através da diminuição de custos de matéria-prima por diminuição da espessura das peças) e da diminuição dos consumos energéticos entre 10 e 20% por supressão de uma operação de cozedura.
 
4. Resultados Esperados
 
O projeto CASA resultará na criação de uma nova linha de produtos cerâmicos, que apresentam a riqueza cromática e a leveza da faiança, associada a um desempenho superior ao nível de resistência e durabilidade, mediante um processo produtivo melhorado e ajustado, com menores consumos específicos. 
O sucesso do projeto irá permitir lançar para o mercado um produto novo, com características superiores a soluções comparáveis, existentes nos mercados nacional e internacional, promovendo uma inovação distintiva face aos produtos das empresas concorrentes.
 
5. Links 
 

03/08/2017 , Por Cátia Silva Pinto
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