E-Lock Marc - Desenvolvimento de sistema eletrónico modular de controlo de acessos

Empresa

Situada na cidade de Águeda, na região litoral centro de Portugal, a MARQUES S.A., empresa pertencente ao MR GROUP, goza de uma história indissociável da história do fabrico de ferragens na Região e no país, onde existe uma política de promoção sustentada da indústria metalúrgica e metalomecânica ao mais alto nível.

Desde 1966 que a marca MARC se afirma internacionalmente, pela qualidade e inovação no mercado das fechaduras, cilindros e fechos, de acesso normal/standard e de segurança, incluindo sistemas de mestragem nas suas mais variadas e complexas vertentes. Esta inovação e qualidade é bem demonstrada pelas varias patentes detidas e, produtos certificados, quer de acordo com as regulamentações gerais, quer garantindo requisitos próprios de mercados específicos e bastante exigentes.

Dotada de uma excelente equipa operacional de colaboradores e de técnicas e processos evoluídos ao mais alto nível, a MARQUES SA, tem vindo ao longo dos anos, a enfrentar e ultrapassar os seus desafios, graças á qualidade e inovação dos seus produtos, conseguindo sempre reunir os meios que permitam avançar, evoluir e progredir lado a lado com os seus clientes.

 

E-Lock Marc

Com o projeto E-Lock Marc a Marques SA pretendeu criar uma nova gama de sistemas de controlo de acesso, concebida de raiz, com o intuito de fazer a E-Lock Marc exibir-se como uma solução única que aborda diretamente as preocupações de controlo de acessos eletrónico, resultando num produto capaz de revolucionar a abordagem tradicional e rígida dos sistemas até agora oferecidos nos mercados nacional e internacional.

Para isso foi desenvolvida uma solução integrada de controlo de acessos e segurança, aplicável a diferentes segmentos do mercado, com todas as suas múltiplas funcionalidades, opções e variedades, de acessível montagem/instalação e uso fácil devido á intuitividade sempre presente em todos os modelos.

 

Testemunho

Segundo Carla Afonso, coordenadora do projeto, a Marques, SA, contou com o apoio do COMPETE, para a sua implantação. Este apoio proporcionou a necessária dinâmica e inovação sustentável às unidades de desenvolvimento e execução do projeto, pela qual este tem vindo a ser reconhecido e tem levado a empresa a um patamar de reconhecimento que só um produto com este grau de complexidade e de valor acrescentado pode levar.

Sem este apoio do COMPETE, o desenvolvimento deste projeto, há muito ambicionado, teria sido feito de uma forma mais lenta e por essa razão, os resultados seriam mais demorados.

 

Objetivos

O objetivo principal do projeto foi desde início, desenvolver um produto próprio e inovador sob a marca MARC para gestão de acessos eletrónicos, protegido por patente da qual se aguarda deferimento.

Uma das principais premissas que acompanha este projeto é que o produto deverá ser concebido de raiz, de modo que, se apresente como uma solução única, inovadora e de diferenciação nunca esquecendo as preocupações e diretivas estipuladas pelos diferentes tipos de consumidores. Para tal foi desenvolvido um interface com tecnologia NFC (Near Field Communication) no momento ainda emergente, principalmente neste tipo de aplicações, devidamente apontada como o futuro da identificação pessoal utilizando smartphones como cartões de identificação virtuais.

Todos os componentes estruturais e mecânicos são de fabrico próprio expeto alguns dos componentes eletrónicos (também produzidos a nível nacional) visando o desenvolvimento sustentável e otimizado da empresa.

 

Comercialização

No plano da comercialização pretende-se solidificar os nossos mercados tradicionais e também como prioridade evoluir para outros novos, como Escandinávia, Médio Oriente, EUA e América Latina, mercados estes com elevado potencial de penetração numa perspetiva de aumentar o volume de negócios e criar uma marca para o mercado global.

Atualmente, a Marques iniciou a produção de uma pré-série de protótipos de fechaduras e puxadores para avaliar penetração em alguns desses mercados.

Gradualmente irá ser expandida a rede de clientes nos seus diversos tipos de segmentação, com o intuito de chegar aos mercados de bricolagem e decoração. É esperado que uma vez validado o sistema no segmento utilizador particular/doméstico, se avance para segmentos mais exigentes como o setor hoteleiro ou industrial.

 

Apoio

Para a implantação do projeto a Marques SA contou com o apoio do COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos ao I&DT. O projeto envolveu um investimento elegível de €1.092.997,89 , o que correspondeu a um incentivo FEDER de €338.683,53.

26/05/2015 , Por Célia Pinto