AVIGAE: Assistente Virtual Inteligente para a Gestão Ativa da Energia em Edifícios

Desenvolvimento tecnológico de uma solução que permite desencadear ações de gestão ativa de consumos de energia, com vista a um aumento da eficiência energética e a uma melhor gestão de energia em Edifícios.

 

Projeto

A eficiência energética tem-se posicionado como uma das principais preocupações da nossa sociedade devido às implicações que tem a nível económico, social, geopolítico e ambiental.

A Comissão Europeia definiu objetivos ambiciosos no sentido de se apostar numa economia de baixo carbono, apresentando metas concretas definidas para os horizontes temporais de 2020, 2030 e 2050.

Esta crescente preocupação com o binómio energia-economia tem resultado no desenvolvimento de soluções para a monitorização energética em edifícios e apesar do mercado estar a atingir alguma maturidade, estes sistemas apresentam ainda sérias limitações ao nível do seu desempenho e eficiência.

As soluções existentes apenas informam dos consumos realizados e, quando muito, permitem fazer algumas previsões, não possibilitando tomar decisões baseadas na análise dos dados recolhidos, em cenários simulados, em conhecimento adquirido ou em normas específicas. As ações de controlo são baseadas em regras pré-definidas que podem não corresponder à situação ótima, limitando assim o potencial de poupanças conseguidas.

O projeto AVIGAE pretende desenvolver um sistema capaz de simular diferentes cenários de utilização e, com base nos resultados obtidos, desencadear as ações de controlo adequadas.

O sistema será inteligente e inovador, incluindo um elemento disruptivo para o mercado de soluções de eficiência energética, sendo este o Assistente Virtual Inteligente e Adaptativo, servindo como interface entre o utilizador e toda a estrutura do sistema de gestão e controlo de consumos de energia.

As atividades previstas para o desenvolvimento do projeto AVIGAE incluem:

  1. Plataforma de monitorização e gestão dinâmica - Corresponde a toda a infraestrutura de monitorização e controlo através da utilização de técnicas de smart metering e integração com eventuais sistemas de gestão existentes nos edifícios.
  1. Previsão e Simulação - A previsão dos consumos, da produção e das condições ambientais, desempenhará um papel fundamental na determinação das ações de controlo do edifício e respetiva gestão energética.
  1. Otimização de Recursos – Utilizar os dados da simulação para determinar as condições de funcionamento e identificar um conjunto de ações que conduzam a um desempenho energético ótimo dos edifícios.
  1. Assistente Virtual Inteligente e Adaptativo - servirá como interface entre o utilizador e toda a estrutura de gestão e controlo do sistema de consumos energéticos.

 

Objetivos

Desenvolver um sistema dinâmico de gestão dos consumos energéticos baseado em técnicas avançadas de simulação e assistido por um sistema avançado de suporte à decisão que permita o controlo adequado dos recursos dos edifícios e que atinja a otimização energética.

Este sistema será complementado por um assistente virtual inteligente, que apoiará os gestores dos edifícios no processo de tomada de decisão, incluindo alertas para comportamentos menos eficientes. Deverá ainda incorporar estratégias de aprendizagem (adaptativas ou por reforço) para adaptar as decisões ao contexto.

 

Apoio

O projeto AVIGAE: Assistente Virtual Inteligente para a Gestão Ativa da Energia em Edifícios foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 709 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 491 mil euros.

 

Consórcio

O projeto é liderado pela VPS – Virtual Power Solutions contando com o Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto como parceiro.

A VPS é uma empresa tecnológica, especializada no fornecimento de soluções de gestão ativa do consumo de energia, em tempo real, para consumidores industriais, comerciais, de serviços e residenciais. Combinando tecnologia com um serviço de apoio ao cliente topo de gama, a VPS garante aos seus clientes redução imediata de custos encontrando a melhor solução para as particularidades de cada cliente.

O Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto é uma Escola de Ensino Superior na Área de Engenharia que dispõe de relevantes recursos humanos e materiais na área da investigação e desenvolvimento (I&D), nomeadamente no que se refere a investigação aplicada em aplicações de Engenharia.

09/11/2016 , Por Célia Pinto