StrokeTherapy: investigação portuguesa usa células estaminais para tratamento de AVC
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 e liderado pela Crioestaminal, o médico e investigador João Sargento-Freitas comenta que o projeto supra visa criar uma plataforma terapêutica para doentes de AVC através de uma “técnica inovadora em Portugal e a nível internacional” que irá “recriar novos vasos para voltar a dar sangue à zona lesada”, a “ser testada em 30 doentes”.
StrokeTherapy: Plataformas terapêuticas para acidentes vasculares cerebrais
1. Síntese do projeto
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto StrokeTherapy visa criar uma plataforma terapêutica inovadora e proprietária (eventualmente patenteável pela empresa) para pacientes com AVC, utilizando células estaminais isoladas da medula óssea do próprio paciente e/ou vesiculas isoladas de sangue do cordão umbilical.
2. Sobre o projeto
O projeto StrokeTherapy, liderado pela Crioestaminal, pretende criar uma plataforma terapêutica inovadora para pacientes vítimas de AVC, e conta com a contribuição de um consórcio completo de parceiros que completam a cadeia de valor: centro de investigação (Universidade de Coimbra, através do grupo de investigação em Células Estaminais e Biomateriais liderado pelo investigador Lino Ferreira, pertencente ao Centro de Neurociências e Biologia Celular), dois hospitais (o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, através da Unidade de AVC, liderada pelo Dr. João Sargento-Freitas e o Hospital Rovisco Pais, através do serviço de Internamento de Reabilitação Geral de Adultos, liderado pela Dra. Anabela Pereira) e a Crioestaminal enquanto empresa dedicada ao desenvolvimento de terapias celulares avançadas.
Do ponto de vista técnico-científico, este projeto tem dois objetivos principais:
1) avaliar o efeito terapêutico de células CD34+ da medula óssea de doentes que tenham sofrido AVC isquémico, na fase aguda e subaguda (ensaio piloto) e
2) avaliar o efeito terapêutico de vesículas secretadas por células mononucleadas do sangue do cordão umbilical em modelos animais de AVC (testes pré-clínicos).
Para alcançar o primeiro objetivo será necessário que a empresa desenvolva um processo de isolamento de células estaminais da medula óssea, o qual se constitui como um outro objetivo paralelo e através do qual a empresa espera poder vir a lançar um novo serviço no mercado, numa lógica de diversificação de fontes de células que podem ser processadas e criopreservadas pela empresa.
Para o médico e investigador Dr. João Sargento-Freitas, pretende-se com esta nova hipótese de tratamento, alternativa às atuais, "recriar novos vasos para voltar a dar sangue à zona que foi lesada". Na prática, acrescenta, o método passa por "otimizar os recursos de cada um, colocando o maior número de células que se conseguir no sítio onde elas são precisas (local do AVC)". Trata-se de uma técnica inovadora em Portugal e a nível internacional, que vai ser testada em 30 doentes, durante um ano, e que tem apoio através do programa comunitário COMPETE 2020.
|
3. Apoio do COMPETE 2020
O projeto StrokeTherapy é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de cerca de 744 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 541 mil euros.
4. Links
> "Investigadores de Coimbra vão utilizar células estaminais para recuperar doentes de AVC" in Diário de Notícias | Lusa
> "Investigadores de Coimbra vão utilizar células estaminais para recuperar doentes de AVC" in Diário de Notícias Madeira
19/04/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa
Links Relacionados
Ficha de projeto
Website Crioestaminal - Saúde e Tecnologia, S.A.
Website CNC - Centro de Neurociências e Biologia Celular
Website Universidade de Coimbra
Website Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Website Hospital Rovisco Pais
“Células estaminais utilizadas na recuperação de AVC” in TSF
Investigadores de Coimbra vão utilizar células estaminais para recuperar doentes de AVC in Diário de Notícias | Lusa
Investigadores de Coimbra vão utilizar células estaminais para recuperar doentes de AVC in Diário de Notícias Madeira
Estudo defende que células estaminais podem ajudar no tratamento de AVC in RTP Notícias