Product in Touch: a exploração da sensação táctil
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto propõe-se desenvolver um sistema virtual de haptics num ambiente imersivo de realidade virtual cujo cenário é o interior de um automóvel, onde o utilizador pode tocar e sentir os produtos compósitos sem que estes sejam reais.
1. Sìntese
O projeto Product in Touch resulta da iniciativa da empresa líder deste consórcio (Edilásio Carreira da Silva) em conjunto com os demais copromotores (INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory e o CCG - Centro de Computação Gráfica), que tendo reconhecido uma área de desenvolvimento procurada a nível mundial por várias entidades científicas e empresariais associada a tecnologia de haptics aplicada aos materiais, procurou identificar qual o potencial de aplicação das tecnologias haptics ao conjunto dos seus produtos, tendo surgido como setor de maior potencial de aplicação o automóvel.
O projeto propõe-se desenvolver um sistema virtual de haptics num ambiente imersivo de realidade virtual cujo cenário é o interior de um automóvel, onde o utilizador pode tocar e sentir os produtos compósitos sem que estes sejam reais.
2. Sobre o Projeto Product in Touch
2.1 Enquadramento
Os fabricantes automóveis e terceiros envolvidos no ciclo de desenvolvimento de produtos estâo cada vez mais interessados na exploração das sensações tácteis relacionadas com as preferências dos clientes face ao produto, no que respeita à percepção de segurança, funcionalidade e qualidade. Foi demonstrado que a avaliação de um produto pelo cliente é guiada pelos cinco sentidos humanos, onde o toque é o principal sentido que reforça a tomada de decisões quanto à aquisição de um produto. Para além disso, foi provado por diversos estudos de psicofísica e neurociência que a sensação agradável transmitida pela percepção táctil afeta a avaliação dos utilizadores não só quanto à estética e ergonomia, mas também quanto à percepção de qualidade do produto.
2.2 Âmbito
O projeto Product in Touch visa o desenvolvimento de uma solução virtual de haptics que permite ao utilizador interagir virtualmente com os materiais (neste caso concreto plásticos e compósitos) recebendo feedback tactil sobre os materiais em que toca, onde se pretende alcançar os seguintes objetivos: .
> Um sensor tátil para extrair características táteis de componentes plásticos reais;
> Correlacionar a sensação táctil e características dos objetos para melhorar a verificação de qualidade do produto na moldagem de componentes plásticos e corresponder à satisfação do cliente;
> Um método avançado de prototipagem virtual baseado na estimulação multissensorial para integrar o feedback dos clientes na verificação da qualidade e preferência do produto, de forma virtual, antes de entrar na fase de moldagem por injeção de componentes plásticos.
2.3 Resultados Esperados
|
|
3. Apoio do COMPETE 2020
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto “Product in Touch” envolveu um investimento elegível de 1,2 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 818 mil euros.
4. Links
Edilásio Carreira da Silva
LABORATÓRIO IBÉRICO INTERNACIONAL DE NANOTECNOLOGIA (LIN)
CENTRO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA
06/02/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia