Modernização da Linha do Minho

Fique a conhecer os trabalhos executados nesta empreitada que se insere no âmbito do projeto para a modernização da Linha do Minho, que contempla a Eletrificação entre Nine e Valença (Fronteira).
 
 
 
1. Ponto de situação do projeto | Colaboração da Infraestruturas de Portugal
 
> Linha do Minho: Modernização do Troço Nine-Valença Fronteira (2.ª Fase) A empreitada de eletrificação está concluída. 
> A empreitada de Eletrificação do troço entre Nine (Vila Nova de Famalicão) e Viana do Castelo está concluída.
> Decorre a empreitada de sinalização no mesmo troço, com conclusão prevista para o 4º Trimestre de 2021.
> A empreitada de Eletrificação do troço da Linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença Fronteira está concluída.
> Decorre a empreitada de Sinalização no mesmo troço, com conclusão prevista para o 4º Trimestre de 2022.
> Vão ainda ser lançadas empreitadas de construção de desnivelamentos para supressão das Passagens de Nível, ainda existentes.
 
 
 
2. Sobre o projeto
 
O projeto de modernização do troço Nine – Valença Fronteira integra-se no projeto ferroviário de modernização da Linha do Minho, na sua totalidade. Trata-se de uma intervenção fundamental para a modernização da rede ferroviária nacional, baseando-se em princípios de aumento da eficiência do sistema de transportes, dinamização do desenvolvimento económico, aumento da coesão social e territorial, incremento da sustentabilidade do sistema de transportes e da intermodalidade. O projeto reforça a competitividade do transporte ferroviário nas ligações regionais, nacionais e internacionais, aumentando as potencialidades da integração deste modo nas cadeias de viagem multimodais, com rebatimento em transporte coletivo rodoviário. 
 
 
No que respeita a passageiros, a possibilidade de introdução de novo material circulante elétrico por parte do(s) Operador(es) e a implementação de novos modelos de exploração, contribui para o aumento da mobilidade da população, com consequências positivas a nível da economia regional e nacional.
 
A modernização da Linha do Minho, no troço Nine/Valença Fronteira, na qual se inclui a sua eletrificação, vai permitir a introdução de novo material circulante por parte do(s) operador(es) ferroviário(s) e, possivelmente, a criação de um serviço Intercidades até Viana do Castelo e a extensão do serviço suburbano a Viana do Castelo – atualmente o serviço suburbano na Linha do Minho é entre Porto São Bento e Nine, podendo depois prologar-se a Viana do Castelo.
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Trata-se de um projeto promovido pela Infraestruturas de Portugal e cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Eixo Prioritário IV, ao abrigo do Aviso 04/RAIT/2016, envolvendo um investimento elegível de 79,8 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de 67,8 milhões de euros.
 
4. Links
 
Infraestruturas de Portugal | Website | Linkedin 

 

 

11/06/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia