ClimTestE+: Uma nova geração de câmaras climáticas

Promovido pela empresa Aralab em parceria com o ITeCons, com o cofinanciamento do COMPETE 2020, o projeto ClimTestE+ visou a criação de uma nova geração de câmaras climáticas altamente competitivas e energeticamente eficientes, mantendo a flexibilidade de produção.

 

ClimTestE+: New generation of energy efficient climatic chambers 

1. Síntese

Indústrias como a automóvel, aeronáutica, ou eletrónica, são cada vez mais exigentes na qualidade dos seus produtos, fruto das exigências que o consumidor coloca ao nível da segurança, durabilidade, fiabilidade e impacto na saúde. Um dos equipamentos indispensáveis para garantir o cumprimento de parâmetros, como a temperatura ou humidade, são as câmaras climáticas que facilmente simulam ambientes com 100ºC ou humidade de 95%. 

A empresa Aralab posiciona-se há cerca de 30 anos no desenvolvimento e comercialização de câmaras climáticas para segmentos nacionais e internacionais de biotecnologia e farmacêutico. De forma a acompanhar as necessidades da indústria, criou um segmento de testing para a indústria no geral, que pretende fazer crescer 200% com uma nova geração de câmaras climáticas alvo deste projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020. 

 

Para Rui Santos, R&D+I Director na Aralab, o apoio deste Programa “no projeto ClimTestE+ foi decisivo em três vertentes. 

 

Por um lado, contribuiu para a nossa abertura a um novo parceiro do sistema científico nacional que complementou as nossas competências e acelerou todo o processo de desenvolvimento.

Segundo, obrigou-nos a manter um ritmo elevado de trabalho, de forma a atingir todas as metas acordadas para o projeto, mantendo a operação do dia-a-dia, fora do foco dos nossos engenheiros de I&D.

Por fim, contribui para que o elevado esforço financeiro relacionado com este tipo de projeto fosse suavizado, permitindo-nos objetivos mais ambiciosos, num espaço de tempo muito mais curto”.

 

Desta forma, a empresa pretende manter-se num estreito âmbito concorrencial, concentrando a sua vantagem no aumento da competitividade da nova geração de câmaras climáticas, isto é, redução do custo devido ao processo de fabrico, mas aumentando as suas funcionalidades e reduzindo os custos de operação através do seu aumento da eficiência energética.

Uma pequena curiosidade; o projeto ClimTestE+ foi oficialmente encerrado recentemente, a 30 de novembro de 2017.

 

Sobre o projeto

Numa parceria com o ITeCons (entidade não empresarial do sistema de I&I), a Aralab (promotor líder ) concebeu o ClimTestE+, uma nova geração de câmaras climáticas altamente competitivas e energeticamente eficientes, mantendo a flexibilidade de produção.

Para tal, foi implementado um plano de atividades de I&D que visaram reduzir os consumos energéticos das câmaras atuais em 40-50%; melhorar o isolamento das câmaras e reduzir a sua espessura; reduzir o nível de potência sonora; aumentar o número de parâmetros controlados remotamente; diminuir o tempo de produção do equipamento e otimizar o processo de fabrico. 

Esta nova geração de câmaras climáticas tem características e tecnologias incorporadas que se traduzem num produto competitivo no mercado internacional. É um produto transacionável que fará parte das linhas de desenvolvimento e qualidade de produtores  e fornecedores de componentes para aplicações na indústria automóvel, aeronáutica, elétrica, de entre outros que necessitam de testar produtos em termos de parâmetros de humidade ou temperatura.

No projeto apesar de terem feito o CAD de outros volumes, só foi possível avançar com protótipos do volume mais pequeno, de 300 litros. As tecnologias no entanto, que são transversais, foram todas testadas.

 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto “ClimTestE+” é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente co-promoção, com um investimento elegível de 556 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 313 mil euros.

 
Links
 
 
Aralab:
 
ITeCons: 

07/12/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa