iHEATEX: Felpos multifuncionais e de hibridização inteligente
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto iHEATEX visa a investigação e desenvolvimento de novas estruturas e arquiteturas de felpo multifuncionais e de hibridização inteligente, com propriedades de gestão ativa de humidade e aquecimento com potencial aplicação nos têxteis-lar e hotelaria.
1. Síntese
O projeto em copromoção iHeatex – Felpos multifuncionais e de hibridização inteligente visa a investigação e desenvolvimento de novas estruturas e arquiteturas tridimensionais de felpo multifuncionais e de hibridização inteligente, com propriedades de gestão ativa de humidade e aquecimento, cujos desenvolvimentos serão direcionados para duas tipologias de produtos em felpo para aplicação nos têxteis-lar e hotelaria: artigos de banho e artigos de cozinha.
Os objetivos do projeto serão atingidos através do desenvolvimento inteligente de materiais funcionais, híbridos e condutores. Também ao nível das estruturas têxteis tridimensionais de felpo, este projeto prevê avanços significativos, nomeadamente ao nível das tecnologias de fiação, tecelagem e ultimação.
Para garantir o sucesso do projeto, foi definido um consórcio multidisciplinar com valências complementares nas áreas chave de inovação composto pela empresa J.F. Almeida e o CITEVE CITEVE - Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário e o CeNTI - Centre for Nanotechnology and Smart Materials.
|
2. Apoio do COMPETE 2020
O projeto iHEATEX conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 692 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 469 mil euros.
3. Sobre o projeto
3.1 Âmbito
O projeto iHeatex e visa a investigação e desenvolvimento de novas estruturas e arquiteturas tridimensionais de felpo multifuncionais e de hibridização inteligente, para aplicação nos têxteis-lar e hotelaria.
3.2 Objetivos
O projeto tem como objetivos principais:
- Desenvolvimento de conhecimento e propriedade intelectual e industrial necessário à exploração das tecnologias desenvolvidas.
- Promoção e estímulo da inovação e desenvolvimento de metodologias de conceção e investigação de novos produtos.
- Desenvolvimento da capacidade de intervenção na área da eletrónica embebida.
- Desenvolvimento de estruturas de felpo inovadoras, para artigos de banho, que por um lado tenham a capacidade de potenciar a absorção de água e/ou humidade e secagem rápida e por outro a capacidade de aquecimento inteligente.
- Desenvolvimento de estruturas de felpo tridimensionais de aquecimento para tolhas de mesa.
3.3 Atividades
As principais atividades do projeto são:
A1) Aquisição de novos conhecimentos e Gestão Técnica do projeto.
A2) Estudos preliminares.
A3) Especificações técnicas.
A4) Investigação e Desenvolvimento científico-tecnológico.
A5) Construção de Protótipos.
A6) Testes, ensaios e validação.
A7) Promoção e disseminação de resultados.
3.4 Resultados esperados
Os objetivos do projeto serão atingidos através do desenvolvimento inteligente de materiais funcionais, híbridos e condutores. Também ao nível das estruturas têxteis tridimensionais de felpo, este projeto prevê avanços significativos, nomeadamente ao nível das tecnologias de fiação, tecelagem e ultimação.
Das atividades previstas resultará um conjunto de artigos de têxtil-lar e hotelaria que assegurem o compromisso ótimo entre flexibilidade, maleabilidade, leveza e toque, e as propriedades de gestão inteligente de temperatura e humidade, aumentando significativamente o conforto e qualidade de vida dos utilizadores desta tipologia de produtos.
4. Links
J.F. Almeida
CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes
CITEVE - Centro Tecnológico Das Industrias Têxtil e do Vestuário de Portugal
24/01/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia